Cultura

Quem é o cantor de 80 anos que bateu recorde de Elvis Presley de 1976 em Las Vegas?

Elvis ostentava um recorde difícil de ser batido: performar 636 shows no mesmo lugar, o Westgate, em Las Vegas. Mas outro cantor acabou de superá-lo
Imagem: Reprodução

O lendário Elvis Presley ostentava um recorde difícil de ser batido: performar 636 shows no mesmo lugar, o Westgate, em Las Vegas. As apresentações aconteceram entre 1969 e 1976.

Agora, esse número acabou de ser batido por outro grande nome da música, o cantor americano Barry Manilow, intérprete de clássicos dos anos 1980, como “Can’t Smile Without You” e “Copacabana”.

Manilow agora tem mais shows no Westgate do que o rei do rock n’ roll, somando ao todo 637 aparições. A conquista foi comemorada no mês passado, com o cantor recebendo a chave da Las Vegas Strip, o local com a maior concentração de hotéis e cassinos da cidade.

Segundo a People, Barry Manilow usou uma jaqueta vermelha da turnê de Elvis Presley de 1977 e tocou covers de “Hound Dog”, “Can’t Help Falling In Love” e “If I Can Dream”.

E sim, ele comemorou o recorde. Mas agradecendo aos fãs.

“Vocês sabe, que adoro todos os prêmios e tudo mais, mas não estaria aqui se não fosse por vocês. Obrigado por terem vindo esta noite e durante todos os anos”, disse, como notou a NPR.

Sem se comparar ao Elvis

O cantor de 80 anos evita mais comparações com Elvis Presley.

“O que ele fez foi tão distante do que eu faço que nem me considero competindo. Ele foi o inventor de um estilo de música. E eu fui um inventor do meu tipo de música, com grandes baladas e grandes batidas. Essa é a única coisa que temos em comum”, disse Barry Manilow ao Las Vegas Review-Journal.

Os shows feitos no fim de semana do recorde tiveram a arrecadação destinada à instituições de caridade, como o Centro Infantil Barbara Sinatra —- criada pela ex-esposa de Frank Sinatra em 1985.

Os shows de Barry Manilow no Westgate Las Vegas seguem em 2024. A residência mais longa em Las Vegas é de Donny e Marie Osmond, com 1.730 shows.

Recordista de “Copacabana”

Barry Manilow é conhecido do público brasileiro por uma música com nome do hotel mais famoso do rio de Janeiro. Ele é o dono do hit “Copacabana”, lançado na década de 1970 no álbum “Even Now”. 

A música faz referência a uma artista da famosa boate Copacabana, localizada em Nova York. A música rendeu a ele um Grammy de melhor Performance Pop Masculina.

Seu início de carreira começou como o maestro, pianista e arranjador de Bette Midler. Outro sucesso do cantor é a canção “Mandy”, que recebeu uma indicação ao Grammy de gravação do ano.

Com os primeiros álbuns saindo nos anos 70, 25 canções do artista figuraram no top 40 da  Billboard Hot 100. Destaques para “I Write the Songs”, sua segunda canção a figurar no topo da lista, “Could It Be Magic”, “Looks Like We Made It” e “Can’t Smile Without You”.

Em 1979, Barry Manilow recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Canção Original por “Ready to Take a Chance Again” do filme “Golpe Sujo”. 

Em 2014, Barry Manilow se casou com o agente Garry Kief. Ele ficou feliz com a reação dos fãs em apoiá-lo no relacionamento. “Quando os fãs descobriram que eu e Garry estávamos juntos, eles ficaram muito felizes. A reação foi muito linda”, disse.

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel

Pedro Ezequiel é jornalista pela ECA - USP. Passou pela Rádio USP, Jornal da USP, UOL e DOC Films. Não dispensa café e podcast. É fã de "Moleque Atrevido" do Jorge Aragão.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas