Fanboys da Apple versus fandroids da Motorola (ou HTC). Viciados em Crackberry versus eternos fãs da Nokia. Todos eles têm seus argumentos e doses infinitas de fé absurdamente cega em uma empresa. Mas quem está mesmo ganhado esta corrida? Hoje, quem é a fabricante de smartphones dominante?
É difícil dizer.
Veja só, quando se leva em consideração mais de um fator, você tem uma visão diferente de como as coisas estão. Aqui, dá pra ver que a Samsung está ganhando participação de mercado mais rápido que todos os outros concorrentes, mas o crescimento na participação dos lucros está caindo. Aí você vê que a Apple está ganhando um pouquinho de participação de mercado, mas a participação de lucros deixa todas as outras empresas comendo poeira. O iPhone é um smartphone bastante popular, e tem margem de lucro alta.
A Asymco, que fez estes dois gráficos, diz que é possível agrupar as fabricantes de acordo com seus vetores de crescimento atual: no gráfico acima, eles estão agrupados por cores – Motorola e Samsung, Apple e Nokia, e assim vai. De acordo com a Asymco, a Apple está destruindo a Nokia, enquanto a RIM está acabando com a Sony Ericsson e a Samsung fazendo o mesmo com a Motorola. A HTC e a LG estão fazendo alguma coisa lá também, mas devagar, então vamos ignorá-las por um momento.
A luta pela verdadeira dominação
Quando você observa a comparação entre 2007 e 2010, as coisas ficam ainda melhores:
Por que melhores? Porque apesar do status de "estrela" da Apple, eles ainda não são o agente dominante no mercado. Ninguém é, na verdade. Ao contrário do mundo dos computadores, onde a Microsoft ainda domina, ainda não existe um imperador no reino dos smartphones. A Apple está em uma boa posição para tomar esse cargo, mas o jogo ainda está acontecendo.
Uma última consideração: olhando para a Nokia, não dá pra não pensar que o CEO e os executivos da empresa erraram em diversos momentos. Se eles tivessem comprado a Palm antes da HP – e desistido do atrasado Symbian – eles poderiam ter mantido a posição dominante que eles perderam tão rápido. O que é uma pena, porque o hardware deles é ótimo. [Asymco]
* Este artigo e análise é de responsabilidade de Jesús Díaz e não reflete a opinião de todos do Gizmodo Brasil.