Cultura

Quem foi Bumpy Johnson, gângster que inspirou a série “Godfather Of Harlem”; onde assistir

Com três temporadas, a série criminal de 2019 "Godfather of Harlem" estrela o ator vencedor do Oscar Forest Whitaker
Imagem: Reprodução/IMDb/Wikimedia Commons

Lançada em 2019 pela emissora norte-americana Epix, a série criminal “Godfather of Harlem”, que ganhou uma terceira temporada este ano, retrata a história do gângster Bumpy Johnson depois de sua saída da prisão nos anos 1960 e sua volta ao bairro que governava, o Harlem, em Nova York, agora dominado pela máfia italiana.

Então, Jonhson deve enfrentar a família Genovese para recuperar o controle do espaço enquanto se aproxima do ativista Malcolm X, que está em ascensão no movimento pelos direitos civis dos negrosnos Estados Unidos. No Brasil, a série está disponível no Star+. Por enquanto, ainda não há previsão de novas temporadas.

O drama policial foi criado por Chris Brancato e Paul Eckstein e estrela o vencedor do Oscar Forest Whitaker, revelado em uma comédia adolescente da década de 1980. Saiba tudo sobre o filme nesta matéria do Giz Brasil. Completam o elenco Erik LaRay Harvey, Elvis Nolasco e Vincent D’Onofrio.

“Godfather of Harlem” é baseado em uma história real

A trama da série se inspira na vida do temido chefe do crime Ellsworth Raymond Johnson, que cuidava da segurança de sua vizinhança no Harlem, NY, apelidado como “padrinho” do bairro. Ele nasceu em Charleston, Carolina do Sul, em 31 de outubro de 1905, e ganhou o apelido de “Bumpy” (protuberância, em tradução livre), por causa de um inchaço na parte de trás de sua cabeça.

Bumpy se mudou para o Harlem em 1919, para morar com sua irmã mais velha, Mabel. Nos anos 1940, conheceu o pregador Malcom X, quando este, com o apelido de Big Red, ainda cometia pequenos delitos. Ele o reencontrou após a prisão, quando o ativista havia se convertido ao islamismo e liderava a causa do movimento negro na luta pelos direitos civis nos EUA. Bumpy também foi amigo de celebridades como a cantora Billie Holiday, por exemplo.

Envolvido com atividades criminosas desde a juventude, em 1952, virou tema de reportagem na revista Jet devido ao tráfico de drogas e uma rede de apostas ilegais. Em seguida, foi sentenciado a quinze anos de prisão, passando anos na  Penitenciária de Alcatraz, na Baía de São Francisco.

Ele também foi preso várias outras vezes, além de se tornar parceiro da “rainha dos números” dona de um império de jogatina Madame Stephanie St. Clair, nos anos 1930. A guerra de Bumpy contra o chefe da máfia Dutch Shultz levou a dezenas de assassinatos e sequestros.

Após sair de Alcatraz, em 1963, o padrinho do Harlem foi recebido com um desfile quando retornou ao bairro em liberdade condicional. Ele morreu de insuficiência cardíaca congestiva aos 62 anos, em 7 de julho de 1968. Mayme Hatcher, sua esposa desde 1948, viveu até maio de 2009, chegando a escrever o livro “Harlen Godfather: The Rap on My Husband, Ellsworth ‘Bumpy’ Johnson”, que inspirou “Godfather of Harlem”.

Assista ao trailer da primeira temporada, em inglês:

Com informações de The Root.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas