"Find My iPhone" foi uma das melhores coisas que a Apple mostrou segunda-feira passada na WWDC: localizar seu celular, enviar mensagens com ameaças etc. Funciona, mas quem roubou seu iPhone pode simplesmente desligar o serviço de localização, direto no telefone.

Então, se você quer roubar o iPhone do seu amigo e não quer saber onde você o escondeu, basta ir em Configurações, Mail, Contatos, Calendários e clicar na sua conta MobileMe. Desligue o Find My iPhone e tudo o que seu amigo verá é um aviso pequeno em amarelo quando tentar localizar o último local do celular.

Mesmo que o ladrão não seja tão esperto a ponto de chegar nas configurações da conta MobileMe, ele só precisa desativar os Serviços de Localização em Configurações > Geral — isso também desliga o Find My Phone tempo suficiente para o ladrão voltar para casa e apagar todo o conteúdo do aparelho, para que não possa ser rastreado.

Você ainda pode mandar ameaças para o iPhone através do serviço enquanto o aparelho estiver conectado à rede, então provavelmente o Remote Wipe ainda funciona, mas nada disso ajudará você a achar seu iPhone.

Claro, tudo isso assume que você não travou seu iPhone com senha, ou que o ladrão descobriu sua senha. Felizmente, parece que mesmo com esta vulnerabilidade descomunal na função Find My iPhone, que não deixa você encontrar seu iPhone, a função deve bastar para capturar a maioria dos ladrões do aparelho.

Obviamente, o serviço não é um Car System pro seu iPhone. O que um nerd faria quando descobrisse quem roubou o iPhone dele? Pediria de volta? Não. A função serve mais para quando você acha que deixou seu aparelho em algum lugar. Senão, um ladrão pode,sim, apagar seu celular.