Ciência

Quem são os maiores observadores brasileiros do espaço no YouTube

No YouTube, alguns canais de respondem às principais dúvidas de astronomia e debatem as novidades no Brasil. Conheça os principais nesta lista do Giz Brasil!
Imagem: NASA/Unsplash/Reprodução

O espaço é um tema misterioso para muitos e, para desmistificar os conhecimentos que o envolvem, diversos profissionais e especialistas recorrem às redes sociais. No YouTube, alguns canais de observação espacial e astronomia respondem às principais dúvidas e debatem as novidades no Brasil. Se você se interessa pelo assunto, confira alguns dos principais observadores do espaço na lista do Giz Brasil abaixo.

Mistérios do Espaço

Certificado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), o canal “Mistérios do Espaço” ensina sobre corpos celestes e fenômenos cósmicos de forma descomplicada desde 2014.

SpaceToday

Criado em abril de 2015 e com mais de 1,75 milhões de inscritos, o SpaceToday TV é um dos maiores canais de observação do espaço em português. Seus membros promovem a divulgação científica no Brasil, debatendo as pesquisas científicas de astronomia, astrofísica, astronáutica, por exemplo. Além de mostrar novas descobertas espaciais e explicar corpos celestes, instrumentos e experimentos científicos, eles também são donos do podcast “Ciência sem fim”.

Felipe Hime (Café e Ciência)

Atualmente sob o nome de seu criador, o astrônomo Felipe Hime, o antigo “Café e Ciência” explica acontecimentos celestes e discute mitos, verdades e teorias complexas. Além disso, ele aborda ainda atualidades do espaço e suas missões, como os voos da espaçonave Starship, da SpaceX de Elon Musk.

Canal do Schwarza

Autor do livro “Do Átomo ao Buraco Negro” e idealizador do documentário “Anomalia 914”, Schwarza usa do bom humor para falar sobre missões da NASA, ESO e o universo. Seu canal cobre atualidades, mistérios e curiosidades da astronomia, tecnologia, biologia, arqueologia, física e astrofísica a fim de simplificar o cosmos.

Viagens pelo Universo

Por fim, completando a lista dos observadores do espaço, todos os domingos, o canal “Viagens pelo Universo” te convida a observar o cosmos em escalas reais, com estrelas, planetas, galáxias, luas, nebulosas e buracos negros.

De acordo com seu criador, que preferiu não se identificar, a ideia de simplificar e ilustrar a ciência surgiu através, sobretudo, do livro e do documentário “Cosmos”, do cientista Carl Sagan, que o inspirou a aprender sobre o universo e “reconhecer a importância e beleza desse conhecimento”.

“Foi quando tive acesso a um simulador chamado Space Engine, baseado em escalas reais e alimentado por dados dos principais catálogos científicos […] Ao perceber o potencial dessa ferramenta, decidi me inspirar para mostrar o incrível universo, resultando na criação do canal”, contou ao Giz Brasil.

Assim, ele mergulha nos temas de maior interesse do público, bem como seus próprios, buscando informações precisas de agências espaciais e catálogos astronômicos. Seu objetivo é promover uma imersão por temas complexos da astrofísica.

“Cada vídeo é cuidadosamente elaborado para tornar esses conceitos concisos e claros, utilizando um vocabulário acessível em combinação com imagens e animações como exemplos. […] Desejo que os espectadores se sintam curiosos para explorar e compreender mais sobre o universo e nosso lugar nele, algo que considero essencial para termos uma visão mais completa de nossa vida no cosmos”, conclui.

– Leia também no Giz Brasil: Quem é o brasileiro que está descobrindo um novo planeta depois de Netuno

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas