Os últimos dias foram bem conturbados, no mínimo, para o Instagram e seus usuários. Primeiro, as fotos do site desapareceram do Twitter, que colocou filtros para imagens na versão mais nova do seu app. Ontem, foi a vez dos novos termos de serviço botarem pânico na web: eles permitiriam que o Instagram vendesse para terceiros as fotos tiradas pelos usuários, coisa que a rede nega.

De qualquer maneira, se você quer cair fora da rede mas quer continuar compartilhando com seus amigos as fotos que você tira no seu smartphone, aqui vão algumas alternativas para Android e iOS.


Antes de tudo: como baixar suas fotos e deletar seu Instagram

Se você ficou realmente preocupado com os novos termos de uso, provavelmente vai querer deletar tudo que está seu Instagram. No entanto, salvar todas as suas fotos que estão lá, uma por uma, dá muito trabalho. Mas nós temos a solução, e ela se chama Instaport.

Clique neste link, entre com suas credenciais do Instagram e escolha “Download .zip file”. Pronto! Agora você tem todas as suas fotos do Instagram num arquivo zipado, para levar para a rede que você quiser.

Agora, para deletar sua conta, vá até instagram.com/*seunomedeusuário*, trocando, claro *seunomedeusuário* pelo seu nome de usuário. Agora, clique na parte superior direita e escolha “Edit Profile”.

Agora, vá até “I’d like to delete my account”, lá na parte de baixo, à direita.

Pronto, você deletou seu Instagram! Agora, vamos às alternativas:


Flickr

Mas… o Flickr não estava morrendo? Pois é, os novos apps dele para iOS e Android dizem que não, o Flickr segue vivo.

Eles trazem as mesmas funções que o Instagram, só que combinadas com a rede social fotocêntrica do Flickr. Você pode tirar fotos, aplicar filtros e compartilhar com seus amigos na própria rede, no Facebook, no Twitter, ou em muitos outros lugares. Você pode tirar fotos pelo próprio app e editá-las logo em seguida.

Mas o melhor de tudo é que o Flickr dá para você controle total sobre a licença de suas fotos: você pode deixá-las públicas, privadas, licenciá-las para vender via Getty Images ou para que qualquer um use via Creative Commons ou ter todo os direitos reservados.

É, parece que o Flickr está bem vivo mesmo.

Download: Android | iOS

Pixlr-O-Matic

Se você ama colocar molduras e filtros nas suas fotos, brincar com as cores ou usar tons sépia para fazer suas fotos parecerem polaroids ou cliques antigos, o Pixlr-O-Matic é o app ideal para você.

Ele não tem uma rede social por trás, o que não faz muita diferença — afinal de contas, seus amigos estão todos no Twitter ou no Facebook, e você vai mandar as fotos para lá, de qualquer jeito. O foco do Pixlr-O-Matic é nos filtros, bordas, ajustes e todas as mudanças que você pode fazer nas suas fotos.

Você tem até 2 milhões de combinações e opções possíveis para deixar suas fotos lindas (ou não) antes de salvar e/ou compartilhar com seus amigos.

Download: Android | iOS

Hipster

O Hipster tem muito do Instagram, incluindo a parte de disparar fotos do app e os filtros.

Você também pode colocar legendas nas fotos, fazendo “postcards” antes de compartilhar com os amigos, por Twitter, Facebook, Flickr e Tumblr. É bem rápido e fácil de usar. Há cerca de 20 diferentes filtros e bordas para escolher, e você pode ligar a geolocalização para marcar onde suas fotos foram tiradas.

O Hipster também tem sua própria rede social, que tem uma interface que lembra um pouco o Pinterest e está cheia de fotos bonitas e bem íntimas das pessoas que usam o aplicativo. Se você entrar nessa, também pode ver num mapa outros usuários próximos de você. É uma boa alternativa ao Instagram.

Download: Android | iOS

StreamZoo

O StreamZoo é considerado por muitos como uma grande, senão a melhor, alternativa ao Instagram, em grande parte porque ele transforma a brincadeira de editar e compartilhar suas fotos num jogo social bem viciante.

Você pode ganhar badges, como no FourSquare, pela quantidade de fotos ou efeitos usados ou mesmo por tirar fotos de coisas específicas, como seu cachorro ou seu jantar.

O app tem, ao todo, 14 filtros e 15 bordas. Ele opera de maneira bem parecida com o Twitter: você pode usar @ + username para responder outros usuários e seguir # + hashtag para ver fotos de eventos, assuntos ou coisas específicos.

Você também pode usar a opção tilt-shift nas variantes retangular, elíptica, circular e paralela.

Finalmente, você também pode editar suas imagens — cortá-las, girá-las, mudar o contraste e o equilíbrio de branco, o que quiser. Pelo tanto de coisas que tem, é surpreendente que ele não seja mais popular que o Instagram.

Download: Android | iOS

PicYou

O PicYou tem uma interface bem similar à do Instagram e oferece a função de compartilhamento instantâneo. Basicamente, você decide se quer compartilhar no Twitter e/ou no Facebook automaticamente e o PicYou faz isso acontecer. Como outros apps, você pode aplicar filtros e molduras.

Também dá para acessar todas as suas fotos pelo site do PicYou. A principal desvantagem desse app é que alguns filtros custam um dólar. Não é a opção mais barata, mas ele ainda mantém muito da elegância e das funções do Instagram.

Download: iOS

Hipstamatic

O Hipstamatic foi (provavelmente) o primeiro app a deixar suas fotos com uma carinha vintage. Ele é muito legal para quem está entediado com a câmera do celular. Você pode trocar lentes, flashes e rolos de filme em vez de apenas escolher um estilo de filtro. Ele é, inclusive, bem realista, cobrando por cada um destes itens.

Tudo isso pode parecer muito encantador ou irritante, dependendo do tipo de pessoa que você é. Se você curtiu a ideia, tem um dispositivo com iOS e dois dólares (sim, o app é pago), esta é uma ótima opção para você.

Download (US$ 2): iOS

EyeEm

Este é mais um app de filtros e molduras, mas tem um diferencial: ele permite que você compartilhe fotos em grupos. Tira muitas fotos de café, por exemplo? Compartilhe-as num grupo de fotos de café tiradas por outras pessoas.

Ele tem muito em comum com outros serviços, mas se você está interessado em grupos de fotografia, esta é a melhor opção.

Download: Android | iOS | Windows Phone

Camera+

Um dos melhores apps de câmera para o iPhone, ele não é apenas um substituto para o Instagram, já que não foi pensado como rede social. No entanto, ele tem mais filtros e ferramentas de edição do que você precisa, e você ainda pode usá-lo para compartilhar as fotos.

É um excelente aplicativo, custa apenas um dólar, e ajuda muito na hora de tirar fotos com seu iPhone.

Download  (US$ 1): iOS

Camera Awesome

Outro app que não tem como foco as redes sociais, mas também oferece filtros e efeitos, o Camera Awesome é uma alternativa gratuita ao Camera+ — mas nós ainda achamos o Camera+ melhor.

No entanto, a diferença é bem pequena e ele serve bem a quem não quer gastar um dólar.

Download: iOS


Conhece alguma outra alternativa que nós esquecemos? Comente! [LifeHacker 1, 2]