_Espaço

Queria muito nadar no maior reservatório de água do universo

Que visão gloriosa seria voltar aos meus tempos de natação mergulhando nesta piscina espacial. Esta imagem retrata quase que fielmente o quasar, com o singelo nome APM 08279+5255, que tem ao seu redor o equivalente a 140 trilhões de vezes toda a água nos oceanos da Terra. Pena que nesta água eu nunca nadarei. Duas […]

Que visão gloriosa seria voltar aos meus tempos de natação mergulhando nesta piscina espacial. Esta imagem retrata quase que fielmente o quasar, com o singelo nome APM 08279+5255, que tem ao seu redor o equivalente a 140 trilhões de vezes toda a água nos oceanos da Terra. Pena que nesta água eu nunca nadarei.

Duas equipes internacionais de astrônomos descobriram o APM 08279+5255. Segundo Matt Bradford, que liderou uma destas equipes, quasares geralmente não produzem tanta água assim. A própria Via Láctea tem água rodeando a galáxia, mas o quasar ganha fácil: nele, a água é cinco vezes mais quente, e de 10 a 100 vezes mais densa – fora que ele tem 4.000 vezes mais água que nossa galáxia. Bradford diz que “esta é mais outra demonstração de que a água permeia todo o universo”.

E porque eu, em meu traje espacial, não poderia fazer nado borboleta nessa piscina? É que, mesmo a água sendo banhada por raios-X e radiação infravermelha que emanam do quasar, a temperatura da água fica em -53ºC. E este quasar está a 12 bilhões de anos-luz da Terra: isto quer dizer que a luz dele demorou 12 bilhões de anos para chegar à Terra. Ou seja, agora ele pode estar bem diferente, ou nem existir mais. Afinal, como sabemos, as imagens de telescópios são apenas retratos do passado.

Ainda há mais um detalhe. Você sabe o que são quasares, certo? Apesar de serem estonteantes como na imagem acima, eles são núcleos galácticos movidos por um buraco negro gigantesco, que consome eternamente o disco de gás e poeira ao redor, e que depois cospe uma quantidade enorme de energia. Como não estou a fim de ser devorado pela fúria de um quasar, vou nadar na piscina do clube, mesmo. [Caltech via Wired UK e Info]

Sair da versão mobile