O que você faz se for um engenheiro mecatrônico aposentado, com 41 anos de experiência e uma paixão por fotografia de altíssima velocidade? Como o Fotoopa, você faz seu próprio equipamento animal, com lasers, para tirar estas fotos:

Galeria Insetos

Galeria Gotas

 

Este é Fotoopa, "foto-avô" em holandês. O equipamento dele inclui um obturador que ele mesmo fez — e que pode disparar em 5 milissegundos — inserido ao redor de um controlador Arduino e partes de alumínio customizadas, com lentes extras para procurar por insetos sem perder o foco, e um sistema de reflexão de lasers que o permite ir para qualquer lugar para tirar fotos. O equipamento funciona em luz ambiente ou na completa escuridão, e não precisa de nenhuma configuração, exceto ajustar a sensibilidade dos lasers, dependendo da iluminação ambiente. O equipamento não precisa de nenhum outro acessório.

Equipamento do Fotoopa

De acordo com ele, o detector de faixa de foco funciona de 1mm a 700mm de distância da câmera, e o mecanismo de tirar fotos é capaz de detectar objetos voadores de 2 milímetros de diâmetro. Algo extremamente impressionante para algo feito em casa, e os resultados são tão bons quanto a tecnologia.

Fotoopa, quer ser meu avô? [Flickr via Makezine]