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“Rapper’s Delight“: os 43 anos da música que mudou o rap; ouça aqui

Lançada em 16 de setembro de 1979, a música “Rapper’s Delight“, do Sugar Hill Gang completa 43 anos. Para muitos, foi o primeiro rap oficialmente gravado e lançado por uma gravadora. Relembre com a gente

Rapper’s delight

Imagem: Reprodução/Sugar Hill Records

Quem curte um rap das antigas, deve se lembrar do desbravador hit “Rapper’s Delight“, do grupo Sugar Hill Gang. Lançada em 16 de setembro de 1979, o som completa nesta sexta-feira (16), 43 anos. Existe uma polêmica se foi ou não o primeiro rap gravado. Mas não existe dúvida de uma coisa: foi a música que levou a cultura hip-hop para as massas.

A canção, montada em cima da base de “Good Times”, do Chic, faz parte da história do movimento nos EUA, e por isso existem algumas discussões sobre a sua legitimidade.

Para muitos, foi o primeiro rap oficialmente gravado e lançado por uma gravadora. Por outro lado, muitos acreditam que o rap pioneiro no vinil foi “King Tim III (Personality Jock)”, da Fatback Band, lançado em 25 março de 1979.

Vale lembrar que a história tem dezenas de outras referências muito parecidas com o rap, inclusive algumas de décadas antes. Polêmicas à parte, o fato é que “Rapper’s Delight“ foi um divisor de águas, já regravada por mais de uma dezena de artistas, em covers ou versões, inclusive no Brasil como o “Melô do Tagarela”.

Relembre a performance do Sugar Hill Gang:

Virou referência

Quem é fã de “Todo Mundo Odeia o Chris”, já deve ter ouvido a música na série. Na trama, o personagem principal é fã de diversos artistas do rap dos anos 1980, e faz diversas referências, principalmente para o início do “beatbox”. Como retratado na produção, o rap já vinha sendo feito nas quebradas do Bronx, em Nova York, por muitos DJs e MCs, mas nada era gravado e registrado oficialmente.

Porém, tudo mudou de figura quando a música de Wonder Mike, Big Bank Hank e Master Gee foi lançada pela Sugar Hill Records, cujos fundadores Sylvia Robinson e seu marido Joe Robinson, enxergaram o que outras gravadoras não viram: um futuro sucesso financeiro.

O sucesso estrondoso, porém, abriu o baú de polêmicas. Para começar, Big Bank Hank é acusado de ter “roubado” algumas rimas de outro DJ e MC do Bronx, Casanova Fly, mais conhecido hoje como Grandmaster Caz (Cold Crush Brothers) – que em 2008 Caz mandou até um recado em “MC Delight”.

E não para por aí! Houve uma ameaça de processo por direitos autorais, pois o sample principal de “Good Times”, do Chic. O assunto foi logo resolvido e os integrantes do Chic, Nile Rodgers e Bernard Edwards, foram colocados como co-autores da canção.

A música do Chic, assim como muitas outras do Funk e do Soul, eram as mais usadas pelos DJs, tanto para as rimas dos MCs, quanto para os passos dos B-boys e B-girls. Os próprios integrantes das bandas já tinham conhecimento do uso dos “breaks” de suas músicas nas ruas e festas do Bronx, no entanto, não esperavam e nem estavam preparados para esse tipo de registro.

Um exemplo disso é retratado em um dos episódios de “Todo Mundo Odeia o Chris”, onde ele tenta ser DJ e a canção do James Brown, o clássico “The Payback”, é mixada e tocada nas festas do Brooklin. Foi a partir daí, que todos os outros DJs e MCs das quebradas começaram a correr atrás para lançarem seus próprios discos, e registrar suas canções, até chegar onde estamos hoje.

“Isso causou um grande impacto não apenas na cultura popular americana, mas na cultura global”, disse Steven Lewis, curador de Música e Artes Cênicas, ao WTOP. “Esta é realmente a demonstração de que o hip-hop, que antes era música que você ouvia em festas em certos bairros, poderia ser traduzido em discos, o que por sua vez significava que poderia ser comercializado e vendido.”

“Mesmo que não tenha sido a primeira gravação de hip-hop, foi definitivamente a que causou o maior impacto imediatamente”, disse Lewis. Em 2011, “Rapper’s Delight” entrou no Registro Nacional de Gravações da Biblioteca do Congresso americano. Em 2014, foi introduzido no Grammy Hall of Fame. E em 2008, ficou em segundo lugar nas 100 melhores músicas de hip-hop do VH1, atrás de “Fight The Power” do Public Enemy.

“É uma ótima gravação, uma ótima performance, um ótimo rap de todos os artistas em destaque”, disse Lewis. “Quem ama hip-hop hoje precisa entender que essa música tem uma história que remonta a 50 anos. Para realmente entender de onde vem a música deles, eles precisam voltar e conferir ‘Rapper’s Delight’”.

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