_Cultura

Rascunho mostra como eram os Na’vi no projeto inicial de “Avatar”; veja

Arte feita para o primeiro “Avatar”, mostra que os Na’vi poderiam ter um visual mais sério e sombrio - além de serem mais magros

Avatar

Imagem: Divulgação/20th Century Studios

James Cameron trabalhou por anos no processo de criação dos Na’vi — não à toa, a sequência “O Caminho da Água” demorou cerca de 13 anos para ser lançada.

Agora, uma arte de Joseph C. Pepe publicada via Instagram, feita para o primeiro filme, mostra que os Na’vi poderiam ser bem diferentes daquilo que conhecemos nos cinemas. 

A arte, que estava sendo desenhada desde 2004, muito antes de os designs das criaturas terem sido finalizados, é uma maquete de um Na’vi ancião.

Muitos elementos do design fotam alterados e refinados ao longo so desenvolvimento. As maçãs do rosto deixaram de ser tão pronunciadas e a face, no geral, ganhou contornos mais arredondados – suavizando a aura séria e mais misteriosa da primeira versão. Mas a bioluminescência dos Na’vi aparecia desde os estágios iniciais. 

“Aqui está a primeira imagem de um Na’vi que criei num estilo realista. Na época, Cameron não expressou nenhuma emoção, só reconheceu a bioluminescência que eu coloquei na testa. Cameron disse: ‘Isso é um nudibrânch pelágico, Phylliroe . Fiquei espantado por ele não apenas reconhecer o tipo de bioluminescência que eu tinha usado, como também sabia o seu nome científico”, relembrou o artista Joseph C. Pepe. 

“Felizmente, a minha pesquisa valeu a pena, de uma forma que eu só entenderia depois de trabalhar com o Cameron durante alguns anos. Ele adora pesquisas sobre Terra, ciência, flora, fauna, antropologia e etnologia. Não só ele é um gênio no cinema, mas também de ciência e engenharia”, completou.

A arte é apresentada no livro “The Art of Avatar: James Cameron’s Epic Adventure”. Confira a publicação:

“Avatar: O Caminho da Água” alcançou a marca de US$ 2 bilhões em bilheteria, o equivalente a quase R$ 10,4 bilhões. Com seis semanas após o lançamento, o longa se tornou o sexto filme a conquistar o feito

O longa já recebeu duas indicações ao Globo de Ouro 2022 nas categorias de ‘Melhor Filme – Drama’ e ‘Melhor Diretor’ para James Cameron. Além disso, “Avatar 2” concorre ao Oscar como Melhor Filme, Melhor Design de Produção, Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais.

Outras sequências do longa estão planejadas, mas dependem do desempenho financeiro de “O Caminho da Água”. Caso aconteça, o terceiro filme da franquia chegará em dezembro de 2024, com “Avatar 4” em 2025  e “Avatar 5” em 2028.

Inclusive, foi confirmado pelo próprio Cameron, a franquia “Avatar” deve continuar com uma série de sequências. O terceiro longa foi filmado simultaneamente “O Caminho da Água” e está atualmente em pós-produção. Embora o filme ainda esteja a dois anos de distância, os detalhes do enredo já foram divulgados, provocando uma nova expansão do mundo da história, incluindo novos locais e uma nova tribo de Na’vi com base no vulcão.

O cineasta já adiantou que o elemento fogo e duas novas culturas seriam introduzidas na próxima sequência. Além disso, Cameron revelou que Lo’ak (Britain Dalton), personagem que é o filho do meio de Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldaña), será o narrador do próximo longa. O diretor também confirmou que o quarto e quinto filme da franquia terão novos narradores, sendo cada filme contado através do ponto de vista de diferentes personagens.

O primeiro “Avatar”, de 2009, está disponível no Disney+. Enquanto isso, “Avatar: O Caminho da Água”, continua em cartaz nos cinemas desde 15 de dezembro. Para continuar no clima dos Na’Vi, que tal aprender as principais palavras usadas pelo povo de Pandora no longa? Relembre o trailer da produção:

Sair da versão mobile