Como o Real Madrid se transformou em um clube tech
O espanhol Real Madrid é um dos clubes de futebol mais populares e bem-sucedidos do mundo. Mas além de investir em marketing esportivo e na contratação de estrelas para usar a camisa “blanca”, está aumentando também os investimentos no setor de tecnologia. Tudo para melhorar a experiência e o engajamento de seus torcedores espalhados pelo planeta.
Real Madrid vs tecnologia
Atualmente, a equipe conta com 154 milhões de seguidores no Instagram, dos quais menos de 5% estão em território espanhol. Isso significa que a maior parte dos torcedores não consegue acesso em primeira mão às notícias relacionadas ao time. Isso porque seus países acabam priorizando o cenário esportivo local.
Para reverter este cenário, o clube da capital espanhola firmou uma parceria com a Softtek no ano passado. Desde então vem trabalhando para desenvolver um ecossistema digital completo para auxiliar seus torcedores na compra de ingressos online, além de oferecer marketplace com produtos oficiais, site e aplicativo para plataformas móveis.
O que é RM Play
Outro projeto fruto da parceria é o RM Play, que fez sua estreia no ano passado, uma plataforma de conteúdo audiovisual sob demanda, que conta com um acervo de materiais de arquivo, além de entrevistas, melhores momentos de partidas e conteúdos originais exclusivos para os apaixonados pelo time espanhol. Ao todo, o serviço tem mais de 700 horas de conteúdo.
O sucesso da tecnologia de streaming do Real Madrid, encorajou seu maior rival, o Barcelona a reformular seu serviço de conteúdo on demand e deve lançar em breve o “Barça One”, que tem uma proposta bastante parecida e deve estar disponível nas versões web, Android e iOS.
O que é o Next
O clube espanhol ainda conta com um projeto que visa realizar parcerias com startups e grandes empresas de tecnologia com o objetivo de promover a inovação no esporte. A ideia é desenvolver soluções tecnológicas que tenham impacto positivo no esporte e também na sociedade.
O projeto deve trabalhar seis áreas com prioridade. São elas: saúde, desempenho, engajamento de torcedores, conteúdo audiovisual, cibersegurança e tecnologia, além da parte social. Depois, vão desenvolver ferramentas que possam ser utilizadas dentro do clube no âmbito desportivo. E também para seguir aumentando a exposição da marca e adquirindo mais fãs ao redor do mundo.