Já imaginou se o reconhecimento de voz, uma das melhores funções do Android, chegasse ao Google Chrome? Com o novo beta do Chrome, esta função vira realidade, e mostra como o HTML5 pode nos levar longe.

Basta instalar a versão beta mais recente do Chrome. Ela contém suporte a entrada de voz em HTML5: ou seja, sem usar qualquer plugin, você pode falar com o navegador, e ele pode usar sua voz para várias coisas legais – como reconhecer o que você está falando, por exemplo. O reconhecimento de voz funciona somente em inglês, mas é só uma demonstração, e uma de muitas possibilidades para o futuro. E, à medida que o HTML5 amadurece e é adotado por todos os navegadores, esta demonstração poderá funcionar no futuro em outros navegadores também, além do Chrome.

O novo beta do Chrome traz poucas novidades, voltadas mais para o futuro da web: além do suporte a entrada de voz em HTML5, ele ganhou suporte a CSS 3D acelerado por hardware – que nos traz esta belíssima galeria sem usar plugin nenhum, por exemplo. E você também recebe o novo ícone do Chrome, mais simples (e mais feio, na minha opinião). Baixe o Chrome beta aqui: [Google Chrome Beta via Official Google Chrome Blog]