Não é de hoje que se especula que a Microsoft está trabalhando no Windows 12. Embora a empresa ainda não tenha se pronunciado oficialmente sobre seu novo sistema operacional, surgem cada vez mais indícios de que seu lançamento está cada vez mais próximo.
Reforçando os rumores, recentemente, o insider @XenoPanther divulgou em seu perfil no X (Twitter) que encontrou um arquivo oculto nas configurações avançadas de sistema que faz referência ao codinome “Windows 11 Version 24H2”. Informações extraoficiais dizem que o nome é como o Windows 12 é tratado internamente.
Early mention of Windows 11 24H2, or possible typo?
The mention can be found in PolicyDefinitionsen-USWindows.adml pic.twitter.com/WAAmlM2vRi— Xeno (@XenoPanther) November 29, 2023
A linha de código foi encontrada no Editor de Política de Grupo Local. Mas, até agora, não se sabe o motivo de a gigante da tecnologia ter adicionado a menção. No entanto, é provável que a referência seja mais uma ação para pavimentar o caminho para uma grande atualização no futuro.
IA no Windows
Recentemente, o jornal Commercial Times revelou que representantes de empresas do ramo de tecnologia como Acer, Quanta, MSI e Gigabyte, por exemplo, estão entusiasmadas com a chegada da primeira geração de computadores com inteligência artificial integrada.
No caso da Microsoft, há uma grande expectativa para como a companhia vai utilizar os avanços recentes em IA em seu novo sistema operacional. Como já se sabe, a empresa vem fazendo investimentos bilionários em para pesquisa e desenvolvimento da tecnologia. Entre os esforços empregados para estar no topo com a nova tendência está uma parceria com a OpenAI, empresa por trás do ChatGPT, um dos grande responsáveis por popularizar a IA generativa no mundo.
Além da inteligência artificial, o novo sistema também deve ter uma interface completamente repaginada e uma série de funcionalidades nativas. O Commercial Times ainda afirmou que o Windows 12 deve ser lançado em junho de 2024, como outras fontes já vinham especulando há bastante tempo. Entretanto, fontes oficiais ainda não confirmaram as informações.