Reforma no quintal vira a descoberta do maior dinossauro da Europa
Canos irregulares, amianto e vigas mal posicionadas são alguns dos fatores que podem atrapalhar uma reforma. Porém, um morador de Pombal, em Portugal, enfrentou problemas ainda maiores ao mexer na estrutura de sua casa em 2017.
Sob o gramado de seu quintal havia nada menos do que fósseis de um saurópode, dinossauro pescoçudo que viveu entre 160 e 100 milhões de anos atrás. Desde então, o animal tem sido escavado por pesquisadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em Portugal.
Como se o fóssil por si só não fosse suficiente, o morador recebeu recentemente a notícia de que os ossos podem pertencer ao maior dinossauro já encontrado na Europa. O trabalho de escavação continua, mas os cientistas já estimam que o animal teria medido 12 metros de altura e 25 metros de comprimento quando estava vivo.
Os cientistas também ficaram impressionados com o bom posicionamento do dinossauro. Ele está com todas as suas costelas dispostas na posição anatômica original. “Este modo de preservação é relativamente incomum no registro fóssil de dinossauros, em particular saurópodes, do Jurássico Superior português”, disse Elisabete Malafaia, pesquisadora envolvida no estudo, em comunicado.
As vértebras e costelas reveladas até o momento apontam para um braquiossauro, espécie que podia pesar entre 40 e 70 toneladas. Os cientistas acreditam que novas partes do corpo do gigante devem ser encontradas em campanhas de escavação futuras.