Rei Charles 3º usará carruagem do século 18 na coroação; saiba mais
Na coroação de Charles 3º, neste sábado (6), uma procissão levará o rei e a rainha consorte, Camilla, do Palácio de Buckingham até a Abadia de Westminster, em Londres, Inglaterra. Eles farão o trajeto na moderna carruagem do Jubileu de Diamante (Diamond Jubilee State Coach) da rainha Elizabeth 2ª.
O retorno, entretanto, acontece na tradicional Carruagem de Ouro de Estado (Gold State Coach). O veículo de 1762, com mais de 200 anos, esteve em todas as coroações desde 1831.
Para a sorte do casal real, o trajeto será menor do que o da coroação de Elizabeth 2ª, em 1953. Isso porque a falecida rainha chegou a descrever o passeio na carruagem de couro como “horrível” e “não muito confortável”, segundo a BBC. Enquanto seu trajeto de ida foi de 2,6 km, o retorno foi muito mais longo, percorrendo oito km no centro de Londres.
Charles 3º e Camilla, no entanto, irão percorrer 2,1 km de carruagem até chegar à Abadia, onde a cerimônia começará às 11h da manhã (7h no horário de Brasília). O caminho vai incluir a avenida The Mall até a Trafalgar Square, seguindo pela avenida Whitehall até a Praça do Parlamento e, em seguida, para a Abadia, com a mesma rota na volta.
De volta ao Palácio de Buckingham, Charles e Camilla irão aparecer na sacada junto de outros membros da família real. Ano passado, no Jubileu de Platina de Elizabeth 2ª, apenas membros ativos da realeza receberam autorização para ocupar o espaço, deixando de fora os príncipes Harry e Andrew.
A carruagem do Jubileu e o veículo de ouro
A carruagem do Jubileu de Diamante tem ar-condicionado, vidros elétricos e suspensão hidráulica, além de ser de alumínio. Com todos esses atributos, é capaz de proporcionar um passeio “incrivelmente confortável”, segundo a curadora do Royal Collection Trust, Sally Goodsir.
Ela ainda possui pedaços de madeira de navios e edifícios históricos, incluindo os da própria Abadia de Westminster. A carruagem de 5 metros de comprimento originalmente pensada para o 80º aniversário de Elizabeth 2ª, em 2006, mas foi adiada em 6 anos. Apesar de celebrar o Jubileu de Diamante da rainha, em 2012, só foi usada pela primeira vez em 2014, na abertura do Parlamento.
Já a Carruagem de Ouro, por sua vez, é uma “obra de arte sobre rodas”, com entalhes elaborados sob uma camada de ouro e painéis cobertos de pinturas. Ela tem sete metros de comprimento e pesa quase quatro toneladas. Ambas ficam guardadas no Estábulo Real, no Palácio de Buckingham. Saiba tudo sobre a coroação do novo rei da Inglaterra aqui.
Com informações de Daily Mail.