Stephen Trimble – mestre de tudo o que voa – encontrou este vídeo que aparentemente mostrar um caça de treinamento T-38 derrubando o teoricamente invencível F-22 Raptor em um exercício de treinamento de combate – a primeira derrubada já documentada em vídeo.

No entanto, esta não é a primeira vez que isto aconteceu: um EA-18G – um F/A-18 F Super Hornet Block II – “teve sorte” e derrubou outro F-22 com um AIM-120 AMRAAM em um exercício de combate simulado sobre a base da força aérea dos EUA em Nellis. Isto é algo que o próprio Stephen confirmou.

No entanto, desta vez, em vez do EA-18G de alta tecnologia, o avião matador foi este:

Um humilde jato de treinamento T-38, pilotado por um treinador em um exercício de treinamento de combate sobre um espaço aéreo não-identificado. E ele derrubou isso:

Um F-22 Raptor, o caça mais avançado do planeta.

Stephen diz que isto não significa muito, exceto que – se era um T-38 de verdade, o piloto “ou teve uma sorte absurda ou era insanamente habilidoso”. Eu aqui fico rezando para que aqueles chineses e russos voando caças de próxima geração não sejam tão sortudos nem fiquem tão habilidosos tão cedo. [Flight Global]