Relatório da NASA mostra atividade do Snoopy de pelúcia na Artemis; veja imagem
Há mais de 50 anos, desde as atividades de Apollo, o Snoopy está presente em missões espaciais da NASA como um indicador de gravidade zero. Isto continua no Artemis I, do qual o querido personagem acaba de retornar. Indicadores de gravidade zero são pequenos itens que indicam visualmente quando uma espaçonave atingiu a ausência de peso da microgravidade.
O Artemis I é um teste de voo sem tripulação do foguete do Sistema de Lançamento Espacial (SLS) e da espaçonave Orion ao redor da Lua, lançado no início de 2022, antes de Artemis II. Sem astronautas a bordo, Snoopy ficou “responsável” por indicar a gravidade na cabine junto com outros falsos tripulantes.
As aventuras do histórico personagem na NASA não são novidade. Sua primeira viagem ao espaço foi em 1990, no ônibus espacial Columbia, durante a missão STS-32. Ele, aliás, ganhou histórias em quadrinhos de Snoopy on the Moon (Snoopy na Lua), como forma de retratar as conquistas estadunidenses fora da Terra.
O dono do personagem, Charlie Brown, também recebeu uma homenagem da agência, com o módulo de comando Apollo levando seu nome.
Snoopy: Artemis I
Para a missão Artemis I, Snoopy recebeu um macacão laranja com luvas, botas e um patch da NASA. Após a viagem de 1,4 milhão de milhas, engenheiros e técnicos abriram a escotilha da espaçonave Orion no Kennedy Space Center da NASA, na Flórida, que retornou em 30 de dezembro de 2022.
A equipe removeu todos as cargas e o indicador de gravidade zero Snoopy e os transferiu para laboratórios em uma das instalações de processamento. As cargas que imitam humanos ajudarão cientistas a descobrir como proteger mais os astronautas em futuras missões à Lua.
Em 5 de janeiro de 2023, Snoopy foi mostrado pela NASA após ser desempacotado de sua caixa de transporte. Desde a Era Apollo, o personagem tem contribuído para o bem estar das tripulações em missões da agência, sendo um símbolo de inspiração, cultura de segurança e sucesso.
Veja Snoopy no Artemis I: