Morreu na última sexta-feira (23), aos 65 anos, Maxi Jazz, DJ e vocalista da banda britânica de música eletrônica Faithless. O falecimento foi divulgado no sábado pela banda em um post no Facebook e no Instagram.
Maxi deu voz a um dos hinos dos clubes noturnos do mundo todo na década de 90: a clássica “Insomnia”. Assista:
“Ele foi um homem que mudou nossas vidas de muitas maneiras, ele deu significado e mensagem adequados à nossa música. Ele também era um ser humano adorável com tempo para todos e uma sabedoria profunda e acessível. Foi uma honra e, claro, um verdadeiro prazer trabalhar com ele”, declarou o grupo na publicação, assinada pelos integrantes Bliss e Rollo Armstrong.
A declaração ainda acrescentou que Maxwell Fraser — seu verdadeiro nome — era “um letrista brilhante, um DJ, um budista, uma presença de palco magnífica, amante de carros, falador sem fim, pessoa bonita, bússola moral e gênio”.
No Twitter, sua colega de banda, Sister Bliss, afirmou que Jazz “morreu pacificamente enquanto dormia”. Ainda não se sabe a causa da morte.
A trajetória de Maxi Jazz
Jazz nasceu em 14 de junho de 1957, em Londres, Inglaterra. O artista começou a carreira como DJ em uma rádio britânica e, em 1984, lançou o álbum “The Soul Food Café System“.
Ele liderou o “Faithless” desde sua criação, em 1995, até 2011; e depois, novamente, de 2015 a 2016. Logo em seguida, formou seu próprio grupo, Maxi Jazz & The E-Type Boys.
Faithless ficou famoso com canções como “God Is a DJ’ (1998), “Insomnia” (1995) e “We Come 1” (2001). A formação original contava com Armstrong, Bliss e Jamie Cotto ao lado de Jazz.
Relembre seus principais hits: