O relógio de bolso com maior número de complicações tem 2.800 componentes
Para celebrar seus 260 anos de relojoaria, a Vacheron Constantin passou os últimos oito anos envolvida no design, engenharia e construção do relógio de bolso mecânico com o maior número de complicações que existe. É tanta coisa que ele possui ponteiros na frente e atrás.
O Reference 57260 ou “Tivoli” foi, na verdade, encomendado por um colecionador secreto que deve ter muito dinheiro, pois concentrar as atenções de uma relojoaria por quase uma década para apenas uma criação não deve sair nada barato. Mas os resultados levaram o relógio de bolso para os livros de recordes.
Funções que vão além de mostrar o horário (horas, minutos, segundos) são chamadas de complicações, quando se trata de um relógio mecânico. O recordista anterior era o relógio de bolso Caliber 89, da Patek Philippe, que ostentava 33 complicações no total.
O novo modelo comemorativo da Vacheron Constantin traz 57 complicações, que foram lentamente reveladas ao longo de meses no site da fabricante.
Entretanto, o blog especializado aBlogtoWatch reuniu as principais complicações que você encontrará no relógio recordista. A maioria dessas funcionalidades poderia ser facilmente replicada por um único app de smartwatch, mas lembre-se que tudo aqui está sendo feito por nada além de engrenagens, rodas e molas.
– Indicador de Hora Mundial com 12 horários separados, com horas, minutos, dia e indicador de dia-noite
– Roda de balanço (para manter a precisão do relógio) com inércia variável e mola esférica
– Cronógrafo duplo (semelhante a um cronômetro) com roda de coluna tripla e totalizadores para 60 minutos e 12 horas
– Calendário gregoriano permanente
– Calendário financeiro ISO 8601 com número do dia e indicação da semana
– Indicações para dia da semana, data, semanas, meses e anos bissextos
– Data retrógrada (ponteiro volta para o início do mês após chegar ao dia 28/29/30/31, dependendo do mês)
– Calendário hebraico perpétuo com data, nome do dia e do mês, número de meses (12 ou 13) no ano Hebraico; calendário secular com século, década e ano
– Indicador de Número Dourado (para cálculo da Páscoa) com ciclo de 19 anos
– Tabela do céu mostrando constelações visíveis no céu noturno da cidade do proprietário
– Indicadores para estações, equinócios, solstícios e signos do Zodíaco
– Tempo sideral medindo 23 horas, 56 minutos e 41 segundos por dia
– Indicações de nascer e pôr do sol
– Duração do dia e duração da noite
– Fases da Lua que só precisam de um ajuste de um dia a cada 1.027 anos
– Turbilhão de esfera armilar (modelo das estrelas fixas na esfera celeste)
– Turbilhão de eixo triplo
– Repetidor de minutos (soa o número de minutos em um gongo)
– Petite sonnerie e Grande sonnerie (soa o número de horas em um gongo)
– Modos silencioso/com som/noturno para o sonnerie, sendo que o último silencia o sonnerie apenas entre 10 da noite e 8 da manhã
– Toque de Westminster para o sonnerie e repetidor com 5 gongos e 5 martelos, tocando o mesmo tom do Big Ben de Londres. O Reference 57260 pode tocar a hora ao ser acionado ou “en passant”, à medida que o tempo passa
– Alarme com reserva de energia e indicador de silêncio com dois toques diferentes que podem ser escolhidos: Westminster e batida única
– Sistema de desligamento do tambor para prevenir danos
– Indicador de reserva de energia para o tambor principal e para o mecanismo de toque
– Indicador de posição da coroa
O relógio tem 98 mm de diâmetro, 50,55 mm de espessura e pesa pouco menos de 1 kg. Há mais de 2.800 componentes dentro dele, fora os 31 ponteiros na parte externa.
E o preço? A Vacheron Constantin não revela, mas o blog especializado Watches By SJX estima que “o Tivoli deve custar mais de US$ 10 milhões, e possivelmente próximo de US$ 20 milhões”.
Mesmo que você e mais 10 mil amigos queiram juntar suas economias para tentar comprar um, são mínimas as chances de a Vacheron Constantin aceitar construir uma segunda unidade. A menos que você queira trabalhar com a empresa para ajudá-la a bater seu próprio recorde — mas tenha em mente que são pelo menos oito anos até você colocar o relógio no seu bolso.