No inverno, a Finlândia é um lugar perigoso para as renas. Como lá fica escuro durante a maior parte do dia, não dá para vê-las direito – especialmente nas estradas. Por isso, pastores finlandeses estão usando a criatividade.

Membros da Associação Finlandesa de Pastores de Renas estão usando um revestimento reflexivo nas renas. Os pastores estão experimentando um spray nos chifres e no corpo, para ver qual é mais eficaz.



Isso faz com que elas brilhem caso um carro se aproxime com os faróis acesos. Espero que, com isso, os motoristas possam ver as renas na estrada, e dessa forma evitar um acidente que é potencialmente fatal para as renas e para as pessoas no carro.

rena brilhante 2

A ideia de equipar renas com dispositivos reflexivos é usada na Escandinávia há anos. Lá, elas são criadas e mantidas em fazendas, assim como vacas aqui no Brasil. Além de garantir a segurança das renas, os refletores ajudam os pastores a saber onde elas estão.

No entanto, como acidentes de carro envolvendo renas vêm aumentando, os pastores finlandeses levaram essa ideia a outro nível. Afinal, ninguém quer colidir com as renas do Papai Noel, certo? [YLE via Reddit]