Muito antes de dissecarmos os novos MacBooks da Apple ou nos preocuparmos com um PC ter ou não o adesivo “Intel Inside” colado nele, havia esta coisinha chamada calculadora impressora Busicom 141-PF. A peça icônica de tecnologia (a primeira coisa a de fato ter “Intel inside”) fez 37 anos semana passada e, para comemorar o evento, Bill Kotaska fez o que qualquer geek amante de coisas retrô faria – ele construiu uma réplica funcional com um autêntico microprocessador Intel 4004. Isto vem de uma época mais simples. Uma época quando novos laptops e PCs não vinham cheios de adware do UOL e um porrilhão de adesivos irritantes em suas carcaças.

Além da simplicidade óbvia, a réplica de Kotaska apresenta estranhas características retrô como “papel” e uma rara impressora de cilindro Shinshu Seiki Modelo 102. A firmware é da velha guarda também, tendo sido extraída da ROM Busicom original. Certifique-se de ler a narrativa sobre este gadget clássico de idos tempos no link para saber mais sobre a sua história. É capaz de você aprender algo.

Curioso para saber como fazer a sua própria? Tá com uma coceira nostálgica pelos dias quando você não podia só apertar um botãozinho no seu laptop e fazer uma calculadora aparecer instantaneamente na tela? Kotaska está com tudo preparado, meu amigo, com o projeto pronto para esta rara recriação, além do código fonte original.

Tem mais alguns projetos prontos de onde este veio, se é que isto o interessa. [4004 via Slashdot]