2023 promete ser um ano bem movimentado para a franquia Resident Evil, que além de receber o remake de RE4, ganhará um novo filme. O longa teve um pequeno teaser de 30 segundos divulgado e mostra personagens clássicos da franquia, como Leon S. Kennedy e Chris Redfield, enfrentando um surto de infectados na ilha de Alcatraz.
Resident Evil: Death Island é a quarta animação da franquia, que também conta com Degeneration, Damnation e Vendetta. Se nas adaptações live-action, as críticas, geralmente, são mais negativas que positivas, nas animações a série tem tido um desempenho bem melhor.
A franquia teve seis filmes em live-action estrelados por Milla Jovovich, que estão bem longe de ser uma unanimidade, mas obteve um relativo sucesso. O último, Resident Evil 6: O capítulo final, foi lançado em 2017 e assim como os anteriores também foi muito divisivo.
Depois dos longas protagonizados por Jovovich, foi a vez de Resident Evil: Bem-vindo a Racoon City, lançado em 2021, ser alvo de críticas por ser mais uma produção que carrega a “maldição” das adaptações de games — que parece ter sido quebrada pelo live-action de The Last of Us.
No meio do ano passado, a Netflix tentou emplacar uma série baseada na franquia, mas com novos personagens e uma cara repaginada. A ideia deu bem errado, já que além da concorrência pesada da última temporada de Stranger Things, a série decepcionou público e crítica especializada. A produção acabou cancelada poucos dias após a estreia da primeira temporada.