O iPhone 3G S agora é o principal aparelho móvel da Apple, mas a maioria de quem usa o iPhone 3G não vai pagar pelo modelo novo. Em vez disso, vai receber o novo firmware, versão 3.0 — até que é um bom negócio.

A atualização gratuita para a versão 3.0 (10 dólares para quem tem iPod Touch) está disponível hoje. Na verdade, alguns de vocês já baixaram, e outros testam a versão beta há meses. O iPhone OS 3.0 dá um acabamento final em algumas funções: copiar-colar, obviamente, mas o Spotlight Search, Bluetooth A2DP estéreo, notificações por push, e o teclado horizontal, pedido há muito tempo — uma série de melhorias que são menos revolucionárias que necessárias para ser parte do mercado atual de smartphones.

É como se o iPhone sempre tivesse sido um cara bonitão, mas chegaram outros bonitões e o iPhone teve que ficar um pouco mais forte para manter interessadas suas milhares de namoradas.

Vamos apenas passar pelas novas funções do sistema operacional uma a uma, em vez de te chatear com detalhezinhos técnicos. Aqui estão os benefícios — e limitações —do iPhone 3.0:

Spotlight Search

Na tela principal, mova seu dedo para a esquerda e surge o novo Spotlight Search. Você vê uma barra de buscas no topo e o teclado aparece automaticamente, então não precisa esperar para começar a busca. É rápido? Muito. Bastam algumas letras e vários resultados surgem instantaneamente, listados à medida que você digita. A busca varre seus e-mails, aplicativos, contatos, músicas e vídeos: é só clicar em um deles que você é levado direto para onde você quer. (Por exemplo, clique em uma música e ela começa a tocar.) Limitações? A busca não traz conteúdo de aplicativos de terceiros, como os seus tweets, nem busca em Mapas, Tempo ou SMS. Você pode desativar qualquer coisa que você não queira procurar nas configurações. Mas, mesmo com algumas limitações, o Spotlight pesquisa em mais lugares que o Pre ou o Android. É impressionante.

Câmera

Não tem como atualizar os megapixels da câmera antiga do iPhone, mas o novo firmware melhorou bastante a experiência de tirar fotos. Você não poderá tirar fotos no escuro, mas fotos em ambiente com pouca luz estão bem melhores. Também notável: anexar várias fotos da biblioteca de fotos em um só e-mail é uma experiência maravilhosa e fluida.

Vídeo

Boas novas para fotos, mas e quanto a vídeo? Infelizmente, a Apple decidiu guardar a função de vídeo só para quem tem o iPhone 3G S… mesmo que com jailbreak é possível ativar esta função no iPhone.

Bluetooth estéreo

O novo perfil Bluetooth A2DP estéreo sincroniza facilmente e funciona sem problemas. Nós emparelhamos o iPhone com este dock iHome, e aumentamos o volume. O som ficou legal. E mesmo com algumas ligações durante a reprodução das músicas, não houve problema. É tão fluido quanto alguém interromper qualquer função de iPod.

Mail

Finalmente, os usuários podem não só baixar como também pesquisar os e-mails via IMAP. Em termos práticos, isso quer dizer que você pode procurar uma palavra-chave no Gmail sem abrir o Gmail no Safari — o jeito antigo de fazer isso, quando você não conseguia encontrar um e-mail. No papel, isso parece perfeito. Na prática, tem um pequeno atraso (principalmente com conexão 3G), mas funciona de forma adequada. E, se você pesquisar uma palavra-chave em um servidor, pode realizar nova pesquisa e a pesquisa antiga é salva no cache. Mas falando do Gmail, cadê nosso Gmail push? Estreou no Android e já está disponível no Palm Pre.

Calendário

A grande atualização do Calendário é suporte a CalDAV, protocolo que permite ver e editar agendas na nuvem, como calendários do Google e do Yahoo. Quando testei, levou cerca de 20 segundos para a agenda do Google atualizar no meu celular. Sem push, isso é o mais rápido possível.

Teclado horizontal

Agora, SMS e Mail têm acesso ao tão desejado teclado horizontal. E tenho que dizer, depois de testá-lo, nunca o usei (intencionalmente) de novo. O problema é que você perde muito espaço de tela. Mas se você gostar, que bom pra você.

Preenchimento automático no Safari

O novo Safari recebeu uma atualização pequena mas conveniente com o Preenchimento Automático, a capacidade de inserir automaticamente informações, como e-mail e contatos, em campos de páginas da web. Esta função não se ativa sozinha, pelo menos não se você não tiver suas informações na agenda. Quando deparado com terríveis páginas cheias de informações de contato, é só clicar no primeiro campo, clicar no botão "Preencher" e pronto, os campos são preenchidos que nem mágica. No entanto, se você estiver usando o Safari para realizar pagamento online, cabe a você preencher o número do cartão de crédito.

Find My iPhone

Se você está disposto a pagar 100 dólares por ano pelo MobileMe, uma das vantagens é ser capaz de localizar o aparelho e zoar com quem roubou seu iPhone. O Find My iPhone leva cerca de 2 minutos para localizar seu telefone no Google Maps (através da interface web do MobileMe). Então você pode enviar um sinal de alerta ou uma "Mensagem Importante", e pode até desativar o celular ou apagar remotamente os dados do iPhone. É claro, como explicamos antes, há uma falha enorme que impede você de derrotar o submundo do crime com o iPhone. Mas é bem útil se você esqueceu o aparelho no sofá de um amigo, ou deixou em um lugar só com gente honesta.

Voice memos/notes

A Apple deve ter notado uma lista aparentemente sem fim de aplicativos de gravação em sua loja, então eles acalmaram aqueles que não conseguem saber nem procurar o que é melhor com os aplicativos Voice memo e Notes. Voice memo é um simples gravador de voz que na verdade não é melhor que aqueles de outras empresas que nós usavavamos (é adequado para uma rápida entrevista, mas pior que a maioria dos microfones comuns). E o Notes, que já tinha nas antigas versões do software do iPhone, agora pode ser sincronizado com seu computador (Via USB)

Chacoalhe para Shuffle/Desfazer

Ou sou eu ou a Apple me odeia. Mas eu acho muito difícil mudar uma música no iTunes com uma chacoalhada pra ligar o shuffle. É tipo eu tentar quebrar um pescoço de um gatinho. Mas sabe o que acontece toda vez que eu deixo o iPhone cair pro meu lado depois de digitar? O iPhone tenta "desfazer" a mensagem, o que não acontece porque a mensagem já foi enviada. Por sorte, os controles do iPod podem ser desligados, mas o comando "desfazer" não.

Ações (Stocks)

É tão legal ver minha carteira de ações devastada no novo modo paisagem!

Copiar/Colar

Muitos já discutiram o copiar/colar, mas seria impossível fazer um review do 3.0 sem mencionar a resposta da Apple ao maior beliscão em sua plataforma. O Copiar/Colar funciona. Não é tão elegante quando eu esperava, pelo tanto que esperamos, mas como eu disse, funciona. Clicando em uma palavra/frase o ampliador aparece, desclique e você terá a opção de "copiar". A barra em cada lado da palavra pode ser esticada para incluir mais texto, copie e pronto.

Esticar as pontas da barra pode ser um pouco mais difícil do que outras ações de toque no iPhone, mas meu maior problema foi que o "copiar" aparece quase o tempo todo quando estou trabalhando com texto. Por causa da sua implementação, toda vez que você coloca o cursor em qualquer lugar sem ser o final de uma frase, aparece  a opção "Cortar/copiar/colar". Meio exagerado, não é?

Velocidade/Estabilidade

O software do iPhone 3.0 responde adequadamente. Aplicativos abrem e fecham sem muita enrolação. Algumas pessoas sentiram que ele é mais dinâmico do que a versão 2.0, mas na nossa comparação lado-a-lado, nós vimos que não é, e em muitos casos – como o boot – é mais devagar.

Alguns ajustes na interface foram adicionados para você sentir como se menos tempo estivesse sendo gasto, como a colocação de um ponto de exclamação nas mensagens que estão na caixa de saída, mas ainda não foram enviadas. Mas alguns recursos atrasam as coisas um pouco também: a animação tende a falhar quando você muda da tela principal para o Spotlight, e na maioria das vezes que você clica num campo de texto acontecerá a mesma coisa.

Deixando essas coisinhas ruins de lado, se você quer aquela velocidade enxuta que o 1.0 tinha, seu alvo deve ser o iPhone 3GS porque só hardware acelerado pode realmente arrumar o déficit de performance causado pela vinda desses novos softwares terceirizados.

Estabilidade? É difícil de julgar, com quase todas as atualizações dos aplicativos para o 3.0 saindo agora. Mas com os aplicativos da própria Apple, nós encontramos alguns soluços mandando fotos por email ou usando o QWERTY num campo de texto. Nada chega a travar, e certamente não é notavelmente menos estável que as versões anteriores, mas talvez você tenha que sentar olhando pra uma tela parada de vez em quando.

Push Notifications

Talvez o maior recurso no iPhone 3.0 são os aplicativos que utilizam push notifications. Em outras palavras, um aplicativo como o AIM (o messenger favorito dos americanos) pode dar um pop-up de uma mensagem mesmo que você não esteja com ele aberto. Como você pode imaginar, ainda não existem muitos aplicativos de terceiros para teste no momento – possivelmente porque a Apple não estava aprovando aplicativos com notificação que rodam no plano de fundo antes do 3.0 sair. Então enquanto não conseguimos testar esses aplicativos ao máximo para ver como o iPhone responde, nós usamos o Tap Tap Revenge 2.

Mas a Tapulous, fabricantes do jogo, claramente tem alguns problemas de sincronização – como nós percebemos testando e em fóruns online. Nos restou um AIM beta que vazou de desenvolvedores, o que pode te dar uma visão de como os push notifications devem funcionar. Nós vamos atualizar esse post com mais impressões que nós tivermos assim que disponível, e discutiremos depois na nossa rodada dos aplicativos de iPhone 3.0.

O que nós não testamos?

Instruções passo-a-passo, MMS, tethering – esses são grandes recursos que nós não testamos dessa vez simplesmente por conta da falta de suporte de aplicativos ou da operadora (aaatchim AT&T), mas estamos empolgados para testar cada um desses recursos depois. A AT&T confirmou o MMS para o final do verão, mas não deu data para o tethering por enquanto. (E quando vir, virá sem dúvida com um custo mensal extra, e a maioria dos nossos leitores ainda não tem opnião formada sobre usar ou não)

Com o novo firmware, os bíceps do iPhone nunca foram tão grandes. O Spotlight Search é uma ferramenta poderosa e líder de indústria. E todas as funções como o Find My iPhone – Só para usuários pagos do MobileMe – com certeza se tornarão padrões no futuro mundo móvel/conectado. É uma pena que outros melhoramentos pareçam manobras defensivas do que revoluções divisoras de águas de software – a maioria dessas coisas já deveria estar aqui. Agora que os críticos deverão ficar mais quietos, estamos interessados em ver para onde a Apple vai daqui. Deixa eu adivinhar: Multi-tarefa?

Firmware iPhone 3.0

Spotlight funciona muito bem

É de graça, então talvez não podemos reclamar

Um monte de pequenas melhoras

Sério, um monte de pequenas melhoras!

O SO parece mal-disposto as vezes

Vamos ignorar aquilo de chacoalhar para fazer as coisas

 

 

iPhone 3.0   iPhone 3.0   iPhone 3.0   iPhone 3.0   iPhone 3.0   iPhone 3.0   iPhone 3.0   iPhone 3.0   iPhone 3.0   iPhone 3.0   iPhone 3.0   iPhone 3.0   iPhone 3.0   iPhone 3.0   iPhone 3.0   iPhone 3.0