por Bruno Izidro

Não é um bom dia para o mundo dos games. A Nintendo anunciou que o atual presidente da empresa, Satoru Iwata, faleceu no último sábado (11) devido a problemas de saúde. Ele tinha 55 anos.



No ano passado Iwata passou por uma cirurgia para a retirada de um tumor no canal biliar e, desde então, apresentava uma saúde fraca, o que fez com que ele não comparecesse às E3 de 2014 e 2015. Apesar de informar que estava se recuperando bem, nos últimos vídeos do Nintendo Direct, era notável a aparência debilitada do presidente, que perdeu muito peso após a operação. Na nota oficial divulgada pela Nintendo, é informado que Iwata faleceu justamente por problemas no canal biliar que tinha sido operado.

Iwata_saude

Satoru Iwata entrou na Nintendo ainda nos anos 1980, como programador, e o jogo mais notório em que trabalhou nessa época foi Earthbound. Ele se tornou o chefão da Big N em 2002, sendo o sucessor de Hiroshi Yamauchi (que faleceu em 2013) e o primeiro presidente a não pertencer a família Yamauchi, que fundou a Nintendo.

Sob seu comando, a companhia viu sucessos enormes como o portátil Nintendo DS e console Nintendo Wii, mas com o fracasso do Wii U ele se viu em uma situação delicada, o que quase fez com que ele deixasse o comando da empresa. Ainda assim Iwata conseguiu se reeleger presidente em 2014.

Por outro lado Iwata sempre teve a simpatia dos jogadores e também era visto como uma das figuras carismáticas da Nintendo, ao lado do presidente da Nintendo da América, Reggie Fills-Aime, e, claro, de Shigeru Miyamoto, o criador do Mario. Miyamoto, inclusive, é quem vai assumir interinamente a presidência da Nintendo ao lado de outro dos diretores da empresa, Genyo Takeda.

Iwata certamente vai fazer falta e só o que nos resta é relembrar os momentos em que ele nos divertiu.

satoru-iwata-nintendo-muppet Iwata-Mario-Luigi Iwata-and-the-Bananas

Nintendo-Direct-2013-Satoru-Iwata-006