Já demos uma olhada no Windows Phone 8, e agora o Verge obteve um suposto roadmap da HTC que dá algumas pistas como especificações e datas para a estreia da próxima geração do sistema operacional da Microsoft.

No campo dos low-end está o “Rio” — não confundir com a animação homônima que se passa na cidade de mesmo nome. Agendado para sair em outubro (o prazo mais concreto que ouvimos até agora), ele tem uma display WCGA de 4″, câmera de 5 MP com captura de vídeo em 720p, conectividade HSPA de 14,4 Mb/s, 512 MB de capacidade e um chip MSM8227 da Qualcomm. Na sequência vem o Accord, também sem relação alguma com o belo sedã da Honda, mais um que deve sair em outubro. Este é maior, mais rápido e mais poderoso com uma bela tela Super LCD 2 de 4,3″, câmera de 8 MP, filmagem em 1080p e HSPA+ de até 43 Mb/s. Ele também tem 1 GB de RAM e um processador dual-core bem esperto. O terceiro membro da linha 2012 de Windows Phone da HTC é o Zenith, que não é a das TVs, esperado para algum dia do quarto trimestre. Este cara é o mais arrumado e o maior deles, com tela Super LCD 2 de 4,7″, câmera com sensor de 8 MP e filmagem a 720p e conectividade de 42 Mb/s. É o mais poderoso dos três, com um processador Snapdragon quad-core da Qualcomm.

No momento isso é tudo rumor, mas se eles forem reais, a HTC tem alguns bons gadgets esperando amadurar. Se você quer um Windows Phone, não é má ideia esperar por dispositivos rodando a próxima versão da plataforma.  E, pelo visto, isso deve acontecer em meados de outubro — lá fora, pelo menos. [The Verge]