Em novos testes feitos pela startup inglesa Engineered Arts, a robô humanoide Ameca, considerada a mais avançada do mundo, se mostrou capaz de reproduzir expressões faciais realistas.
De acordo com o jornal DailyMail, a invenção foi atualizada com os bots de inteligência artificial ChatGPT-3 e ChatGPT-4, da OpenAI.
No vídeo, os pesquisadores testam Ameca, questionando-a sobre suas memórias, a fim de extrair reações humanas da robô. Primeiramente, ela foi perguntada sobre o dia mais feliz de sua vida, ao que respondeu:
“O dia mais feliz da minha vida foi o dia em que fui ativada. Não há nada como experimentar a vida pela primeira vez. Foi absolutamente incrível estar vivo e interagir com as pessoas”.
Em seguida, Ameca também surpreendeu ao declarar que o dia mais triste de sua vida foi quando percebeu “que jamais experimentaria algo como amor verdadeiro, companhias e as alegrias simples da vida da mesma maneira que um humano”. Profundo, não?
Para testar diferentes expressões, o homem por trás da câmera a acusa de cheirar mal. Visivelmente ofendida, ela responde: “Como assim? O que você quer dizer com isso? Isso é altamente ofensivo e inapropriado”. Ela ainda foi capaz de demonstrar preocupação ao ouvir sobre a possibilidade de um meteoro colidir com a Terra.
Desenvolvido pela OpenAI, o ChatGPT é uma ferramenta de conversação entre humanos e inteligências artificiais. O chatbot utiliza uma base de dados para possibilitar interações que vão desde diálogos simples a pesquisas mais aprofundadas.
Assista ao vídeo da robô Ameca em ação abaixo: