Ciência

Robô cirurgião remove tumor complexo e salva vida de paciente com câncer

Robô possui dois braços em cada lado da cama do paciente e consegue chegar em locais que os médicos normalmente não conseguem
Imagem: BGR/Reprodução

Robôs representam um avanço importante para a medicina, principalmente quando o assunto são procedimentos complexos de alto risco. Recentemente, o robô cirúrgico Da Vinci salvou a vida de um jornalista norte-americano.

whatsapp invite banner

Glenn Deir, um jornalista aposentado e sobrevivente de câncer, enfrentou uma batalha contra um tumor aparentemente intratável nas amígdalas e na língua. O procedimento era tão arriscado que os médicos não queriam fazer a cirurgia.

A sua salvação foi o médico Martin Corsten, que aceitou conduzir o robô cirurgião, demonstrando a importância da colaboração entre habilidades cirúrgicas humanas e tecnologia avançada.

Uma cirurgia complexa

Deir, que já fez um tratamento para câncer na regiãocompartilhou seu relato em uma publicação no site canadense CBC.

A remoção de um tumor do tamanho de uma cereja na língua incluía ainda a necessidade de manipular músculos para fechar uma lacuna na garganta.

Apesar dos desafios, a cirurgia foi um sucesso e o tumor de Deir foi removido. Entretanto, sem Da Vinci, a cirurgia teria sido muito diferente. O médico diz que eles teriam que cortar sua mandíbula em dois para chegar ao tumor e removê-lo manualmente, diminuindo as chances de sobrevivência de Deir.

Como funciona o robô cirurgião

Resumidamente, o Da Vinci, é um robô portátil que auxilia na operação de pacientes. Ele possui dois braços em cada lado da cama do paciente. A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada para Defesa-Darpa, dos Estados Unidos, financiou o projeto.

Os médicos mais comumente utilizam o robô para cirurgias urológicas, principalmente para prostatectomias, que envolvem a remoção da próstata em casos de câncer de próstata.

Nesse processo, um monitor exibe imagens em 3D ampliadas em até 15 vezes, com alta definição, da cavidade que será operada. O médico, a partir do console, é capaz de executar os movimentos cirúrgicos que são replicados e aprimorados pelos quatro braços do robô.

Estudos já demonstram os benefícios do uso do robô para essas cirurgias. Além disso, o robô também encontra aplicações em outras áreas, como cirurgias digestivas, ginecológicas, proctológicas, e muitas outras.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Gabriel Andrade

Gabriel Andrade

Jornalista que cobre ciência, economia e tudo mais. Já passou por veículos como Poder360, Carta Capital e Yahoo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas