O novo “Robô Assistente do Lar” é o produto de uma pesquisa conjunta entre a Toyota e a Universidade de Tóquio. E apesar de não ser tão elegante quanto o Asimo, este robô caseiro de 1,5m de altura e 130kg é provavelmente muito mais prático – ele limpa em vez de dançar e possui duas rodinhas em vez de complicadas pernas.

O HAR usa cinco câmeras e seis lasers para mapear e navegar pela sua casa e ele pode mover seus inúmeros acessórios com certo grau de liberdade (só o pescoço pode ser movido em três direções, ao passo que os braços movem para impressionantes sete direções).

Com todo este hardware à sua disposição, o HAR pode abrir e fechar portas, arrumar quartos, passar pano no chão, lavar roupa e guardar a louça. O robô é também inteligente o suficiente para deslocar móveis conforme o necessário para a limpeza e voltá-los nos seus lugares originais.

Mas exatamente “como” o robô aprende com os seus erros é não ficou muito claro, mas a programação parece operar sobre simples princípios estilo “Magic Eye”, distinguindo o que mudou num ambiente desde sua imagem original do local e corrigindo as diferenças de acordo com as imagens.

O robô opera por 30 a 60 minutos por carga e deve chegar aos lares na próxima década por uns 10 mil dólares. [Asahi via CrunchGear]