Um robô assumiu o palco e comandou uma orquestra em um concerto em Seul — algo inédito no país coreano. O EveR 6, como foi batizado, liderou a equipe de instrumentistas da Orquestra Nacional da Coreia do Sul, depois de uma série de ensaios com o grupo.
Projeto do Instituto Coreano de Tecnologia Industrial, o robô fez sua estreia na última sexta-feira (30), no Teatro Nacional da Coreia. Ele foi acompanhado pelo dirigente oficial da orquestra, o músico Choi Soo-Yeoul. As informações são da Reuters.
O robô maestro tem feições de humano e dois braços, e até utilizou uma batuta para conduzir os musicistas na apresentação. O EveR 6 se curvou para o público no início do concerto e então começou a agitar os braços para orientar o ritmo da performance.
“Os movimentos de um maestro são muito detalhados. O robô foi capaz de apresentar movimentos bem sutis, muito melhores do que eu tinha imaginado”, afirmou Choi Soo-Yeoul.
O robô humanoide guiou três das cinco peças apresentadas naquela noite, incluindo uma conduzida em conjunto com Choi. “Foi um recital que mostrou que robôs e humanos podem coexistir e se complementar, em vez de um substituir o outro”, acrescentou.
O maior defeito do EveR 6 é que ele não é capaz de escutar. Por isso, sua atuação como condutor fica limitada. Você pode assisti-lo em ação no vídeo abaixo.