O robô russo que ganhou infâmia na internet por “fugir” de seu laboratório há alguns meses se envolveu em uma nova encrenca: o Promobot foi “detido” em um comício político em Moscou.

Robô humanoide Atlas continua a evoluir e agora se equilibra muito bem
Este robô assustador usa apenas redes neurais para se mover

Depois de sair da cidade russa de Perm – desta vez acompanhado por técnicos – e ir para Moscou, o Promobot compareceu a um comício para o candidato Valery Kalachev do parlamento russo.

De acordo com um porta-voz da empresa, o robô estava recolhendo opiniões de eleitores “para processamento e análise posteriores pela equipe do candidato”. Acredita-se que alguém informou esta atividade suspeita à polícia e ela rapidamente chegou ao local. A polícia russa disse ao cinegrafista que eles simplesmente precisavam liberar o caminho para as pessoas andarem.

“A polícia pediu para remover o robô para longe da multidão, e até tentou algemá-lo”, disse o porta-voz da Promobot ao Inverse, acrescentando que o robô não “resistiu de qualquer maneira”.

Desde que o robô apareceu em manchetes em junho, especula-se que ele faz parte de um golpe publicitário. Independentemente disso, um robozinho está sendo usado para coletar dados de eleitores em um comício político – o que ou é ótimo, ou assustador.

[SitiBe via Inverse]