Existe uma certa intimidade na hora de fazer uma tatuagem. Você não está apenas marcando a sua pele de um jeito único, mas também compartilhando uma experiência com um artista que, essencialmente, está te fazendo sangrar bastante.

Mas digamos que você não queira tatuar com uma pessoa. No futuro talvez seja possível fazer uma tattoo com um robô e um vídeo do Autodesk Pier 9 mostra como isso funcionaria.

• O jeito desse robô humanoide caminhar é bem estiloso
• Restaurante nos EUA vai usar um robô para montar hambúrgueres
• Um novo robô desenvolvido pelo exército dos EUA tem dedos bastante ágeis

O projeto começou com os franceses Pierre Emm e Johan da Silveira, que fazem parte de um grupo conhecido como Appropriate Audiences. Os dois se conheceram na universidade e criaram o Tatoué, uma impressora 3D modificada capaz de fazer tatuagens.

tattoo-gif

David Thomasson, engenheiro de pesquisa no Applied Research Lab da Autodesk, disse que o robô mostrado no vídeo e uma impressora 3D têm processos bem similares. A parte do corpo de quem vai receber a tatuagem é escaneada e então recebe a tinta. Tudo isso é exportado de volta para o robô em forma de códigos.

Existem algumas vantagens em ter um tatuador robotizado. As máquinas são bem mais firmes do que as mãos humanas, por exemplo. E há a garantia de que você vai ter o desenho exato que pediu. Mas nós não temos ideia de como uma máquina tão grande consegue ser tão delicada com a pele. Além disso, o que fazer se a pessoa se mexer e bagunçar todo o padrão?

O resultado final da tatuagem é bem simples, mas é bem legal. E quantas pessoas podem dizer que foram tatuadas por um robô? O vídeo abaixo, em inglês, mostra detalhes do processo.

[Verge]