ROCK!!!! HORA DE CURTIR UM ROCK NO ROCK IN RIO!!!! Ok, talvez você não vá ao Rock In Rio, não goste de eventos grandiosos e ainda está nessas de discutir se ele realmente merece o rótulo de “show de rock”. Mas talvez você queira dar uma fuçada em um ou outro show. E, veja só, eles serão exibidos no YouTube! Você poderia escolher quais bandas assistir, se vale a pena ver uma ou outra, tudo no conforto do computador. Poderia, já que a Globo exerceu seu direito de transmissão e vetou o Rock In Rio via streaming para usuários brasileiros.

A razão do bloqueio surge, como já poderíamos imaginar, porque o Rock In Rio tem uma parceria de transmissão fechada com um canal de televisão. Isso já aconteceu com jogos de futebol que envolviam a seleção brasileira e foram impedidos de serem transmitido em solo nacional. O YouTube já transmitiu festivais gigantescos, como o Lollapalooza e o Coachella, além de shows pirotécnicos do U2.

O lado esperançoso da história é que o canal em questão, a Globo, fez questão de adquirir os direitos de transmissão pela internet. Isso poderia significar que os shows passarão ao vivo na Globo.com. Mas não espere uma cobertura tão completa quanto a do YouTube (pelo menos no âmbito online): o que sabemos é que o Palco Mundo será exibido na web. Já o resto? Aparentemente, não, já que o conglomerado dará mais espaço ao canal Multishow, que cobrirá grande parte do evento na TV a cabo, e ao canal Globo, que exibirá os clássicos compactos da madrugada. Talvez os servidores do Google estejam um pouco mais preparados para alta demanda de streaming. [Folha]