Há alguns meses ouvimos falar nos planos da Apple de lançar um novo sistema de monitoramento de condicionamento físico chamado Healthbook. Agora o 9to5Mac relata muitos detalhes sobre o suposto app de monitoramento de saúde para o iOS. Ele é impressionantemente completo. Como isso tudo é possível? Não gostamos muito de dizer que um relógio de pulso inteligente da Apple está a caminho… mas será que está?

Pelas screenshots relatadas pelo 9to5Mac, o Healthbook lembra bastante o app Passbook em design. No lugar de um repositório para tudo, desde cartões de embarque a ingressos de shows, ele conta com uma caixa de arquivos que armazena uma grande variedade de métricas de saúde que falam sobre praticamente qualquer coisa, desde condicionamento físico a informações nutricionais, passando por dados do sono e novas métricas que nunca vimos antes, como hidratação.

xnmpqrqxkcimglijlson

Para cada uma das categorias acima, o Healthbook é capaz de detalhar diversas métricas, que, juntas, criam uma imagem bem compreensiva da sua saúde. Como softwares existentes de monitoramento de saúde, o app ajudará a cuidar do peso, atividades físicas e nutrição. Como alguns produtos lançados nos últimos meses, ele também ajudará a cuidar dos batimentos cardíacos e pressão sanguínea. O Healthbook também não é o primeiro software criado para monitorar o sono.

Curiosamente, o app monitora métricas que não haviam sido rastreadas de maneira prática em smartphones. Estamos falando de análise de sangue, saturação de oxigênio e áçucar no sangue, e isso seria uma revolução para pessoas que precisam monitorar diariamente essas coisas. Hidratação, como falamos antes, é algo totalmente novo. É uma métrica que muitos de nós não nos importamos, mas seria muito bom se passássemos a tomar cuidado com isso.

A questão final é se o Healthbook vai ser integrado diretamente a outro hardware de monitoramento de saúde criado em Cupertino. Ouvimos falar no tal do iWatch há anos. Claro, muitos dos dados do Healthbook podem ser conseguidos pelos sensores on-board do iPhone, assim como outras informações podem ser conseguidas por dispositivos vestíveis de terceiros. Mas algumas métricas novas não estão em outros aparelhos, o que pode significar que o iWatch está mais próximo do que esperamos? É difícil afirmar com certeza.

O 9to5Mac diz que o Healthbook pode ser lançado junto com o iOS 8 ainda neste ano. [9to5Mac]