A versão beta do OS X 10.8.4 Mountain Lion está nas mãos de desenvolvedores, e alguns dos nerds mais atentos encontraram pistas no código indicando que a Apple vai implementar Wi-Fi super-rápido em seus Macs.

Segundo o 9to5Mac, desenvolvedores se depararam com um código na pasta de frameworks Wi-Fi que faz referência explícita ao padrão 802.11ac. Essa referência é nova, e não aparece no OS X 10.8.3 – versão pública mais recente do sistema operacional.



Rumores anteriores sugeriam que a Apple está trabalhando com a Broadcom para oferecer, em seus computadores, Wi-Fi mais rápido no padrão 802.11ac, com taxa de transferência de até 1,3 Gbps usando três antenas. Esta referência no software quase confirma que isto é, pelo menos, uma possibilidade muito forte.

De acordo com a Broadcom, o padrão 802.11ac é mais rápido e mais robusto que o Wi-Fi atual, oferecendo alcance maior e capacidade “para assistir vídeo de alta definição em mais dispositivos, em mais lugares, simultaneamente”. A Apple não será a primeira a usar o padrão – a Asus lançou um laptop para gamers com 802.11ac no ano passado – mas seria a primeira empresa a introduzir em larga escala o que é por vezes chamado de Wi-Fi 5G.

Quanto a prazos, bem, isso já é mais difícil. Os MacBooks devem ganhar hardware novo nos próximos meses, mas não está claro se a Apple está com a tecnologia pronta para lançá-la comercialmente. É esperar para ver. [9to5mac]