O WWDDC da Apple é hoje. O Giz americano vai transmitir ao vivo e nós vamos postando ao mesmo tempo as principais novidades. No menu: Definitivamente o Snow Leopard, novo iPhone, novo SO para iPhone e talvez até a presença do astro Steve Jobs. Se você vai fazer um bolão sobre novidades no iPhone, o tópico quente da conferência, veja em que apostar:

 

1. O novo iPhone

O maior anúncio e a maior interrogação é sobre a nova versão do iPhone. Um novo modelo sairá, mas nós não sabemos o que terá nele.

Update: Nós já sabíamos que o novo iPhone já está vindo, Mas Walter Mossberg – que é conhecido por ter uma boa relação com a Apple – sugeriu que um novo hardware é um tiro certo semana que vem. Ele disse isso também no review do Palm Pre, potencialmente compensando as vantagens atuais do Pre com as caracteristicas do iPhone não reveladas. O Financial Times, BGR e Engadget também dizem que suas fontes afirmar que um iPhone de US$ 99 está sendo desenvolvido.

a. Design Externo

Provavelmente, o iPhone manterá seu design atual. Desde que Steve Jobs foi para Apple, mudanças dramáticas de design só aconteceram depois de varias mudanças internas. Históricamente, o iMac, o Powerbook/Macbook ou o Mac Pro passou por várias versões antes de ter um completo redesign. Ainda é muito cedo para o iPhone mudar drasticamente sua cara, especialmente quando a forma atual funciona tão bem. E, além de tudo, só tem algumas formas de se fazer um telefone touch screen. O Design do iPhone é simples, elegante e funciona extremamente bem, então não há razão para vermos um grande redesign agora.

Outros rumores falam de um " iPhone Unibody", o que é muito retardado. O iPhone já é "unibody". Ele pode não ser esculpido com uma peça única de alumínio, mas isso não é nescessário. É uma superficie única – que é feita de plástico para ter uma admissão melhor – e uma tampa de vidro. Não fica mais simples que isso.

Update: Podem haver algumas pequenas diferenças no design, como mostrado nas páginas de um atacadista chinês de peças originais.

b. Cores

Algumas pessoas estão falando sobre versões coloridas. Com o iPod mini, nano e shuffle, a cor virou um jeito de transformar hardware barato em acessórios de moda. O iMac também passou por essa fase, que foi abandonada. O iPod, entretanto, sempre se manteve preto ou branco, tornando-se um ícone. O iPhone é também um ícone sofisticado. Mais para frente – talvez em uma encarnação diferente, enquanto a família de produtos para o SO do iPhone se expande – as cores vão aparecer. Mas por enquanto, olhando para o passado da Apple, a lógica diz que o iPhone não verá a variedade de cores que o iPod nano tem agora.

Update: O novo iPhone pode ter uma troca de materiais, indo do brilhante ao fosco.

c. Nova câmera e Magnetômetro

Qualquer que seja as mínimas mudanças de design para o novo iPhone, serão ditadas pelo novo hardware. Uma dessas mudanças será uma câmera melhor. Eu não tenho dúvidas que o iPhone terá esse update muito necessário. Olhando a média de preços e os recursos de outros smartphones competitivos, uma câmera melhor não é só uma opção técnica e economicamente viável para a Apple, é essencial. Eles estão se atrasando no departamento de fotografia e vídeo, que será percebido pelos consumidores como uma grande falha.

Não só isso, mas com a Apple apostando alto em geotagging no suíte iLife 09 pede uma atualização na qualidade de imagem em seu único capturador de imagens. No ecossistema fechado da Apple, o iPhone parece ser um candidato em potencial de ser a máquina perfeita para fotografar e gravar sua vida em qualquer lugar. Espere por um sensor melhor, lentes melhores e foco automático.

Outro recurso que tem que aparecer é gravar vídeos. Isso vem sendo apontado não só por rumores, mas também por dicas deixadas no kit de desenvolvimento de software. Mais importante, contudo, é que gravadores de vídeo estão presentes em todos os celulares por aí. A Apple não pode ter o luxo de ficar sem gravador de vídeo por um ano. Não quando um exército de celulares Android com essa capacidade serão lançados em 2009 e 2010.

Update: Nós podemos dizer – com 99% de certeza – que o novo iPhone terá um magnetômetro e um foco automático na câmera, de acordo com as imagens que mostram esses componentes em ação. Esses novos recursos só podem ser habilitados no iPhone OS 3.0 usando o hardware atual – a câmera do iPhone atual não faz tem foco automático e não tem um magnetômetro. As imagens – que confirmam os sinais anteriores – também confirmam que o novo iPhone terá gravação de vídeo.

d. Videoconferência

Update: Também há especulações sobre uma câmera frontal para vídeochat, mas devido aos problemas de banda da AT & T, eu duvido, mas eu espero que essa seja verdade. Talvez com a rede 3G de 20Mbps da AT & T finalmente materializará isso.

e. Processador e Armazenamento

Velocidade e memória serão os outros dois pilares para o iPhone da nova geração. Ambos são lógicos, especialmente o aumento da capacidade de armazenamento e RAM para as aplicações. Conforme o mercado do SO do iPhone explode, maiores e mais poderosos aplicativos e games aparecerão. Mais RAM será essencial para essas aplicativos. O aumento do armazenamento – especialmente quando gravações de vídeo virar um recurso oficial e a soma de megapixels aumentar para a fotografia é também bem vindo.

Um processador mais rapido irá também acontecer. Velocidade é sempre citado como o mais importante dos problemas do iPhone. Não porque a atual competição é rápida – o que não é – mas porque as pessoas querem acessar seus aplicativos instantaneamente, sem falar em digitar sem qualquer atraso quando os programas em segundo plano chegarem.