A tendência dos eletrodomésticos inteligentes também chegou às lava-roupas. Várias empresas já disponibilizaram seus modelos no mercado brasileiro, mas os dispositivos ainda não são muito populares em razão de seu preço elevado. Nesta edição da seção Saiba Como, o Gizmodo Brasil traz algumas dicas para ajudar você a escolher uma máquina de lavar roupas inteligente.

Praticidade e economia de energia

É possível controlar as máquinas de lavar inteligentes, monitorar o status da lavagem e o consumo de energia através de aplicativos de smartphone — com o ThinQ da LG, aplicativo que controla todos os dispositivos de casa inteligente fabricados pela empresa. Além disso, certas máquinas possuem inteligência artificial que utiliza energia de forma mais eficiente, o que, consequentemente, economiza mais energia que as convencionais.

Wi-fi

É o recurso que garante a praticidade de controlar seu eletrodoméstico à distância. Caso tenha eletrodomésticos da mesma marca de seu “hub” inteligente, esse controle fica ainda mais fácil. Alguns dispositivos ainda possuem compatibilidade com assistentes virtuais, com Alexa da Amazon, e Google Assistant.

Confira algumas sugestões de máquinas de lavar inteligentes disponíveis no mercado brasileiro.

Lavadora LG 11Kg

A Lava e Seca LG (CV5011TS4) tem capacidade para 11 kg e oferece conectividade wi-fi, que possibilita o controle pelo aplicativo LG ThinQ. O app possibilita que o usuário altere um ciclo de lavagem, adicione funções extras ou, se precisar, faça ciclos adicionais. Custa R$ 3.919.

Lavadora Samsung

A Lava-roupas inteligente Samsung (WD10N64FOOX) tem 10,2 kg e gasta 20% menos energia que aparelhos convencionais. Todas as funções da lava-roupas podem ser controladas pelo aplicativo SmartThings, desenvolvido pela gigante sul-coreana. Preço: R$ 6.499.