Receber uma nova notificação nos causa uma série de emoções – alegria, ansiedade, frustação – Afinal, aquele vibrar pode trazer uma notícia ruim ou um grande satisfação. Mas o que você, provavelmente não sabe é que vai além disso, elas podem causam danos ao seu cérebro.
Elas causam estresse, ansiedade e deixa nosso cérebro hiper vigilante. Ao receber a notificação é enviado um sinal excitação emocional. O córtex pré-frontal, que controla as funções cognitivas de nível superior, é desligado por notificações de telefone ou simplesmente pela antecipação delas. Depois disso, força o cérebro a enviar sinais de emergência para o corpo. Essas reações muitas vezes são associadas a sintomas de TDAH.
Mosi Rosenboim, economista comportamental da Universidade Ben-Gurion do Negev, em Israel, dividiu 188 estudantes de graduação em grupos que recebiam textos a cada minuto, a cada três minutos ou nenhum ao preencher um questionário. O estudo de pesquisa foi publicado no Journal of Behavioral and Experimental Economics .
Segundo o questionário, as pessoas que receberam mensagens mais frequentes apresentaram níveis mais altos de impulsividade, desatenção e estresse do que os outros grupos.
Se ficou preocupado com esse efeitos, a seguir algumas dicas para ficar longe dos perigos:
- Use com moderação: faça uma pausa se sentir estressado com as interrupções
- Coloque no silencioso: vai te ajudar a dar um tempo
- Coloque horários: assim apenas em um determinado momento do dia você vai chegar as notificações
- Atividades sem o celular: desconecte-se