Pais e mães que querem ter mais controle sobre a atividade dos jovens no TikTok podem acionar o recurso Sincronização Familiar. A ferramenta permite que adultos vinculem a própria conta à dos filhos e definam configurações de conteúdo e privacidade.
A ferramenta existe desde 2020 e serve como um filtro para a conta de menores de idade. Ao acionar a Sincronização, é possível escolher qual tipo de conteúdo, usuários, hashtags e sons o adolescente pode pesquisar, assim como definir quanto tempo ele pode passar por dia no aplicativo.
Os responsáveis também podem limitar os vídeos que aparecem na aba “Para você”, decidir quem pode comentar os vídeos (todos, apenas amigos ou ninguém) e se a conta será pública ou privada.
Outra funcionalidade é ver quais vídeos o menor curtiu e restringir mensagens diretas (DMs) à conta. Neste caso, o TikTok desativa a caixa de mensagens automaticamente para menores de 16 anos e não permite o envio de imagens e vídeos por DM.
Veja como ativar a Sincronização Familiar no TikTok
- Acesse o TikTok no smartphone ou tablet (Android ou iOS)
- Vá em “Eu”, no menu inferior
- No perfil, acesse “Configurações” (três pontos no canto superior direito)
- Toque em “Sincronização Familiar” (abaixo de “Conteúdo e Atividade”)
- Acesse “Continuar”
- Selecione o usuário da conta (pai ou mãe)
- Vá em “Avançar”
A partir disso, o app pede que os responsáveis ativem o recurso na conta do adolescente. As etapas são:
- Faça login na conta do menor
- Vá até o perfil e acesse “Configurações”
- Toque em “Sincronização Familiar”
- Selecione “Adolescente”
- Digitalize o QR code para vincular as contas
Seguindo esses passos, será possível fazer os ajustes de conteúdo e privacidade na conta dos jovens e ver a atividade do seu filho no TikTok. Lembre-se: a rede só é de livre acesso para maiores de 13 anos.