Saiba qual é a menor capital do mundo, com menos de mil habitantes

No território europeu, a menor capital do mundo tem habitantes que precisam de nomeação para se tornarem cidadãos. Confira detalhes dessa curiosidade!
cidade do vaticano menores capitais do mundo
Imagem: Reprodução/Unsplash

Nem todas as capitais do mundo são enormes e super movimentadas. Algumas delas, na verdade, vão totalmente contra esse estereótipo, reunindo pequenas quantidades de pessoas. A menor capital do mundo, por exemplo, tem cerca de mil habitantes! Trata-se da Cidade do Vaticano, residência oficial do Papa, onde todos os habitantes precisam de nomeação. Entenda:

Os moradores da Cidade do Vaticano, considerada uma nação soberana, são nomeados pela Igreja Católica ou seus familiares imediatos. Sendo assim, eles perdem a cidadania no momento que a nomeação termina. Pais, descendentes e cônjuges também têm direito à cidadania, desde que morem sob o mesmo teto.

Não há estatísticas oficiais, mas em 2018, as estimativas da população do Vaticano variavam entre 800 a 900 habitantes. Eles são, principalmente, membros do clero e soldados da Pontifícia Guarda Suíça. Ah, e todos são católicos!

Menores capitais do mundo

Não é só o Vaticano que tem pouquíssimos cidadãos. Segundo dados da ONU, a capital Vaduz, no país europeu de Liechtenstein, tem cerca de 5 mil habitantes. Já Funafuti, em Tuvalu, na Oceania, tem aproximadamente 7 mil habitantes em apenas 200 metros!

Enquanto alguns países abrigam mais da metade de sua população total, na Micronésia, a realidade é diferente: apenas 6,2% dos cerca de 113 mil habitantes vivem na capital, Palikiro.

De acordo com o levantamento feito pela Statista, Dodoma, no centro da Tanzânia, e Islamabad, a capital paquistanesa, têm números ainda menores. Ambas não possuem mais de 0,5% da população de seus países.

As capitais das gigantes territoriais Índia e China também aparecem na lista. Com quase 20 milhões de habitantes, Pequim tem apenas 1,4% dos 1,4 bilhão de pessoas da China vivendo na capital.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas