Saiba quem é Keivonn Woodard, ator mirim de “The Last of Us” indicado ao Emmy
Ele emocionou os fãs na primeira temporada de “The Last of Us”. Agora, Keivonn Woodard está fazendo história ao aparecer na lista de indicados ao Emmy Awards 2023. O ator de apenas 10 anos, que interpretou o sobrevivente Sam Burrell, está concorrendo ao prêmio para Melhor Participação Especial de Ator em Série de Drama.
Com isso, Keivonn tornou-se o mais jovem a ser homenageado na categoria. Além disso, também é o primeiro ator surdo negro a ser nomeado ao Emmy, segundo o Deadline. Em entrevista ao portal, Woodard revelou ter ficado chocado com a indicação, mas encorajou outros atores surdos a perseguirem os seus sonhos. Ele até dividiu alguns conselhos.
“Eu acho que todos devem fazer o seu melhor quando estão tentando atuar e aparecer nas audições”, declarou Keivonn. “Não se preocupe com isso, só vá em frente e atue da melhor forma possível. Sim, foi difícil com as expressões faciais e aprender como [interpretar na Língua de Sinais], mas eu acho que é realmente importante ouvir a equipe de produção e colaborar com eles”, disse Keivonn Woodard.
“Eu consegui, e você também pode”, acrescentou o ator. Ao Deadline, ele relembrou seus primeiros dias no set. “Bella realmente se tornou como uma irmã mais velha, ela sabia [um pouco] da Língua de Sinais Britânica, então ela também aprendeu um pouco da Língua de Sinais Americana, sem o intérprete. Pedro, ele soube entender [respectivamente] e dar abraços e gestos [amigáveis]”, explicou Woodard.
“Mas Lamar [Johnson, que interpreta seu irmão mais velho na série], éramos quase como irmãos. Jogávamos videogame e conversávamos usando tecnologia. Muito [do elenco] aprendeu a linguagem de sinais, embora não pedíssemos a ninguém para fazer nada. Foi uma experiência incrível”, completa Keivonn.
Importância e o peso da indicação
Para a mãe do jovem, April Jackson-Woodard, a importância e o peso da indicação de seu filho realmente não a atingiram, até que a enxurrada de mensagens de texto começaram a chegar. Primeiro pela atriz indicada ao Emmy Bella Ramsey, que interpreta Ellie na série, e depois pelo showrunner e escritor Craig Mazin, que simplesmente disse: “Keivonn precisa de um smoking”.
“As pessoas continuaram mandando mensagens e eu chorei imediatamente, porque nunca pensei ou sonhei que isso aconteceria com meu filho. Sabe, eu nunca considerei isso”, disse Jackson-Woodard ao Deadline. “Depois que Keivonn conseguiu o papel, eu me perguntei: ‘Como posso preparar minha vida?’ Não foi fácil, especialmente como mãe negra surda e também viúva”, explica April.
“Eu tentava cuidar de tudo sozinha, mas ele dizia: ‘Mãe, eu cuido disso’. E ele fez. Ele é o primeiro jovem ator surdo negro a ser indicado na história do Emmy, além de ser seu primeiro programa de TV [e um grande processo de audição]. Estamos completamente felizes e honrados”, completa a mãe do jovem ator.
E onde podemos ver Keivonn Woodard novamente? O ator estrelará o curta-metragem de Anslem Richardson, “Fractal”, que é contado através dos olhos de um menino órfão e surdo. Na trama, ele usa a linguagem de sinais como única para se comunicar com criaturas misteriosas e encontrar consolo da violência policial.
Elogios do chefão
Em entrevista ao podcast da série, o produtor Craig Mazin conta como ficou impressionado com a atuação do menino, que fazia sua estreia como ator: “Ele foi incrível! Eu nunca estive em uma circunstância em que uma criança, que nunca havia realmente atuado em um filme antes, aparecesse e fosse tão naturalmente boa nisso”, afirma.
“Era uma alegria tê-lo por perto e um sonho total. Ele é incrível e mal posso esperar para ver mais dele. Espero que, quando as pessoas assistirem a este episódio, aqui em Hollywood e em nosso negócio, elas não parem no final e digam: ‘Rapaz, aquele garoto foi muito bom interpretando o personagem de Sam’. Espero que eles digam: ‘Esse garoto deve estar em um monte de coisas’”, completa Craig Mazin.
Em contrapartida, colegas de elenco de Keivonn Woodard, também estão indicados na mesma categoria: Nick Offerman, Lamar Johnson e Murray Bartlett. “The Last of Us” teve nove episódios na primeira temporada, e todos estão disponíveis no catálogo da HBO Max. Por fim, a série recebeu aclamação da crítica e público e conseguiu 24 indicações ao Emmy, perdendo apenas para “Succession”, também da HBO.