É oficial: já temos os 26 nomes que representarão o Brasil na Copa do Mundo do Catar. O técnico Tite divulgou a lista de jogadores nesta segunda-feira (7). Aqui no Giz Brasil, você vai conhecer a lista por meio do Instagram de cada convocado. Acompanhe!
As duas maiores surpresas são o veterano lateral Daniel Alves, 39 anos, que vem de passagens apagadas por São Paulo e Pumas (México), e o atacante Gabriel Martinelli (Arsenal), que herdou a vaga de Philippe Coutinho, contundido no fim de semana.
A convocação aumenta a ansiedade para a Copa, que começa no próximo dia 20 de novembro. Até lá, ainda vamos acompanhar a apresentação da seleção, no dia 14, em Turim, na Itália. No dia 19, os jogadores viajam para Doha, no Catar.
O primeiro jogo é contra a Sérvia, no dia 24, às 16h (horário de Brasília), no Lusail Stadium. No dia 28, a seleção brasileira enfrenta a Suíça, às 13h. Em 2 de dezembro, o adversário é Camarões, às 16h.
Agora vamos conhecer nossos jogadores e acompanhar cada passo deles durante a Copa nas redes sociais.
Goleiros
Alisson Becker (nº 1)
Aos 30 anos, o goleiro começou no Internacional, passou pela Roma e agora brilha no Liverpool, da Inglaterra. Foi titular da seleção na Copa de 2018, também com Tite. É um dos pilares de confiança do treinador.
Ederson de Moraes (nº 23)
O goleiro de 29 anos começou nas categorias de base do São Paulo e logo se transferiu para a Europa. Começou no Rio Ave (Portugal). Desde 2017, joga pelo gigante Manchester City. Estreou na seleção brasileira em 2017, em uma vitória de 3 a 0 sobre o Chile. Se notabilizou pela versatilidade e pela habilidade com a bola nos pés.
Weverton (nº 12)
Aos 35 anos, o goleiro Weverton começou nas categorias de base do Juventus do Acre e, depois, do Corinthians. Experiente, jogou pelo Botafogo (SP), Portuguesa, Atlético-PR e, hoje, é titular do Palmeiras. Jogou pela seleção brasileira nas Olimpíadas.
Laterais
Alex Sandro (nº 6)
Aos 31 anos, Alex Sandro é lateral-esquerdo e tem no currículo passagens por grandes clubes como Atlético-PR, Santos, Porto FC e Juventus, onde joga atualmente. Integra a seleção desde 2011. Em 2012, participou dos Jogos Olímpicos de Londres.
Alex Telles (nº 16)
O lateral-esquerdo de 30 anos começou no time gaúcho do Juventude, passou pelo Grêmio, pelo turco Galatasaray, Internazionale, Porto, Manchester United e, por fim, Sevilla, onde joga desde agosto. Foi convocado por Tite em 2019 para substituir Filipe Luís após uma lesão.
Danilo (nº 2)
Discreto nas redes, Danilo não tem Instagram oficial: só Twitter e Facebook. O lateral-esquerdo de 31 anos joga pela Juventus da Itália. Antes, jogou pelo América Mineiro, Santos, Porto, Real Madrid e Manchester City.
Daniel Alves (nº 13)
O lateral-direito de 39 anos já é um veterano na seleção brasileira. Começou no time principal na Copa América de 2007 e disputou os Mundiais em 2010 e 2014. Em 2021, se juntou à seleção nas Olimpíadas de Tóquio. Tem no currículo passagens por Bahia, Sevilla, Barcelona, Paris Saint-Germain e São Paulo. Hoje, joga pelo Pumas (México). Terá a chance de ser o brasileiro mais velho a disputar um jogo de copa. O recorde pertence a Djalma Santos, que em 1966 jogou a Copa da Inglaterra com 37 anos, 4 meses e 18 dias.
Zagueiros
Bremer (nº 22)
O zagueiro de 25 anos está na Juventus (Itália) e é quase um novato na seleção. Começou no Atlético Mineiro e passou pelo italiano Torino. Jogou pela seleção nos amistosos de 2022.
Thiago Silva (nº 3)
O zagueiro de 38 anos é experiente na seleção: já jogou mais de 100 jogos com a camisa brasileira. Depois de passar por clubes como Fluminense, Milan e Paris Saint-Germain, hoje joga pelo Chelsea (Inglaterra).
Marquinhos (nº 4)
O zagueiro Marquinhos, de 28 anos, teve uma carreira meteórica depois de se destacar no Corinthians, seu primeiro clube. Com apenas 19 anos, foi contratado pelo Paris Saint-Germain, onde segue até hoje. Foi titular na Copa de 2018.
Éder Militão (nº 14)
Aos 24 anos, o zagueiro Éder Militão começou pelo São Paulo e foi para a Europa pelo Porto, em 2018. Um ano depois foi contratado pelo Real Madrid, onde segue até hoje. Na seleção, disputou amistosos em 2018 e as Copas Américas de 2019 e 2021. É versátil e também joga como lateral.
Meio-campistas
Casemiro (nº 5)
O volante de 30 anos começou na seleção sub-17, ainda em 2009. Disputou a Copa das Américas em 2015, 2016 e 2019. Em 2018, assumiu a posição de titular com Tite para as eliminatórias da Copa do Mundo. Foi revelado pelo São Paulo, mas construiu uma carreira vencedora no Real Madrid. Hoje, joga pelo Manchester United (Inglaterra).
Bruno Guimarães (nº 17)
O volante que completa 25 anos no próximo dia 16 joga pelo Newcastle United (Inglaterra). Antes disso, disputou campeonatos pelo Atlético-PR e pelo clube francês Lyon. Em 2020, Tite o convocou pela primeira vez para as eliminatórias da Copa de 2022.
Fabinho Tavares (nº 15)
O volante de 29 anos já passou pelo Fluminense, Rio Ave, Real Madrid, Monaco e, agora joga pelo Liverpool. Foi convocado para a seleção brasileira principal em 2014. Depois, disputou a Copa América em 2015, 2016 e 2021.
Fred Rodrigues (nº 8)
O atual volante do Manchester United começou a carreira no Internacional e, depois, seguiu para o ucraniano Shakhtar Donetsk. Aos 29 anos, já foi convocado para a seleção em amistosos de 2014, para os Jogos Olímpicos, em 2016, e na Copa de 2018.
Lucas Paquetá (nº 7)
O meio-campo de 25 anos começou a carreira no Flamengo antes de seguir para o Milan e o Lyon. Desde agosto joga a Premier League pelo West Ham. Em 2018, disputou a Copa do Mundo como o mais jovem dos convocados.
Éverton Ribeiro (nº 26)
Aos 33 anos, o cerebral meio-campo do Flamengo já passou pelo Corinthians, São Caetano, Cruzeiro e Al-Ahli. Foi convocado para a seleção pela primeira vez em 2014, com Dunga.
Atacantes
Neymar Jr. (nº 10)
Neymar Jr. dispensa apresentações. O atacante de 30 anos joga pelo Paris Saint-Germain e integra a seleção desde 2014, quando disputou a Copa do Mundo no Brasil. Em 2018, foi para o Mundial da Rússia. Desde os tempos de Santos e Barcelona, é um dos jogadores mais populares e ativos das redes sociais. Vai para o Catar sem a responsabilidade de ser protagonista.
Vini Jr. (nº 20)
Aos 22 anos, o atacante já passou pelo Flamengo, Real Madrid Castilla e, hoje, atua no Real Madrid. Mesmo jovem, já vestiu a camisa do Brasil na Copa América de 2021. É candidato a ser um dos grandes nomes da Copa.
Raphinha (nº 11)
O atacante de 25 anos começou no Avaí (SC), mas logo desembarcou na Europa, onde já jogou pelo Sporting, Rennes, Leeds United e Barcelona, sua atual equipe. Em 2021, foi chamado por Tite para disputar as eliminatórias da Copa do Catar.
Antony Santos (nº 18)
Também de 22 anos, Antony é atacante do Manchester United (Inglaterra). Antes, jogou no São Paulo e Ajax (Holanda). Tite convocou o jovem para disputar as eliminatórias da Copa em 2021.
Richarlison (nº 9)
O atacante de 25 anos já passou por clubes como América Mineiro, Fluminense, Watford e Everton até chegar ao Tottenham, seu time atual, em julho deste ano. Na seleção, disputou a Copa América em 2019 e 2021. Em 2020, integrou a seleção nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Se apresenta ainda em recuperação de uma lesão na panturrilha.
Gabriel Jesus (nº 19)
Aos 25 anos, Gabriel Jesus é atacante do Arsenal, onde se tornou protagonista do time que hoje lidera a Premier League. Antes, ganhou destaque no Palmeiras e Manchester City. Estreou com a camisa brasileira em 2016, nas Eliminatórias da Copa. Foi titular na Rússia, em 2018, e disputou a Copa América em 2019.
Rodrygo (nº 21)
Com apenas 21 anos, Rodrygo é o mais jovem desta seleção. O atacante que hoje joga pelo Real Madrid começou no Santos. Foi convocado por Tite para integrar a seleção pela primeira vez em 2019.
Gabriel Martinelli (nº 24)
Maior surpresa desta lista. O atleta de 21 anos começou no Corinthians, passou pelo Ituano e, desde 2019, está no Arsenal. Disputou pela seleção nos amistosos de 2022. Venceu a disputa com Roberto Firmino (Liverpool). “É aquele externo, ponta, agressivo… Tem sido um dos destaques do Arsenal. É o jogador do lance individual, de transições em velocidade”, justificou o técnico Tite durante a coletiva de ontem da CBF.
Pedro (nº 25)
O atacante de 25 anos começou nas categorias de base do Fluminense, foi para a Fiorentina, da Itália, mas voltou ao Brasil para brilhar no Flamengo, onde deslanchou em 2022. O bom desempenho fez com que Pedro virasse uma exigência da torcida brasileira na lista.