Saiu a pesquisa mundial dos emojis: saiba qual o mais usado no Brasil
O ano é 2022 e os emojis são, definitivamente, uma nova linguagem. Sabia que até existe pesquisadores de linguística que se dedicam a estudar esses signos? Eles já concluíram que os emojis são eficazes na comunicação, além de torná-la mais divertida.
Domingo, dia 17 de julho, comemora-se o Dia Mundial do Emoji. Uma pesquisa minuciosa divulgada nesta semana pela plataforma Crossworld-Solver apontou quais os emojis mais utilizados no mundo inteiro. A carinha “chorando de rir” é o emoji campeão mundial (foi o vencedor em 75 países).
E qual o emoji mais usado por nós, brasileiros? O coração vermelho! Ele também predomina na América do Sul. Uma constatação curiosa é que na Guiana e na Bolívia, as bandeiras dos próprios países são os emojis mais populares.
Nos países da América do Norte, Central e Caribe, o emoji campeão é o chorando de rir: Estados Unidos e Canadá fazem parte do time de países risonhos. Em Antígua e Barbuda, o emoji campeão foi a carinha chorando, mas não de rir e sim de tristeza…
A pesquisa da Crossword-Solver foi feita utilizando “geotag”, metadados de identificação geográfica em várias mídias, recuperando cerca de 9 milhões de tuítes. Com base nessa grande amostra, foi determinado os emojis mais usados em todo o mundo.
Não havia dados disponíveis nos seguintes países: Bahrein, Cabo Verde, Comores, Eritreia, Granada, Kiribati, Maldivas, Ilhas Marshall, Micronésia, Mônaco, Palestina, Saint Vincent & Grenadine, Samoa, Sudão do Sul e Tuvalu.
Como surgiu o emoji
A sua origem é japonesa. Foi inventado por Shigetaka Kurita que buscava uma comunicação mais humana quando a empresa de telefonia celular NTT DoCoMo desenvolvia o I-mode, uma espécie de pacote de informações para celular.
Sem apoio das grandes empresas de tecnologia –como a Panasonic e a Sharp– Kurita, que não era designer, reuniu uma pequena equipe e, com a limitação de 12 x 12 pixels, inventou então os primeiros 176 emojis que se tem notícia.
O Dia Mundial do Emoji é comemorado em 17 de julho por causa da Apple. E a explicação é curiosa. O ícone de calendário usado pela Apple foi desenhado aleatoriamente usando o dia 17 de julho. Como o emoji é um desenho, um ícone, pegaram a data e convencionaram para homenagear as carinhas comunicativas.