J. D. Salinger era um famoso escritor americano, conhecido por seu romance O Apanhador no Campo de Centeio (1951). Após o sucesso deste seu primeiro livro, Salinger se tornou um recluso, lançando poucas obras desde então. Ele faleceu em 2010, deixando textos que só poderiam ser publicados a partir de 2060 – mas eles vazaram na internet há algumas horas.

O livro Three Stories foi publicado por um usuário do what.CD, um tracker de BitTorrent acessível apenas por convite. A comunidade do what.CD troca músicas e álbuns de todo gênero possível, mas não só. No momento, o site está fora do ar.

Os três contos vazados não eram exatamente secretos, mas exigiam muito trabalho para serem lidos. Birthday Boy e Paula estavam disponíveis apenas para pesquisadores da Universidade do Texas, nos EUA.

Por sua vez, The Ocean Full of Bowling Balls (O Oceano Cheio de Bolas de Boliche) está disponível na biblioteca da Universidade Princeton, também nos EUA, mas você precisa preencher dois formulários para lê-lo em uma sala especial, sob a supervisão de um funcionário.

O próprio Salinger doou seu conto para a universidade, mas estipulando que ele só poderia ser publicado 50 anos após sua morte – ou seja, após 27 de janeiro de 2060. O conto traz personagens de O Apanhador no Campo de Centeio; ele é “é mágico, encantador e triste”, segundo o BuzzFeed.

O autor da biografia de J.D. Salinger confirma a autenticidade dos três textos. O livro aparentemente foi vendido através deste leilão no eBay. Se for verdade, ele custou apenas R$ 256.

Por que Salinger queria esconder seus contos do público? Sim, ele era um recluso e não queria chamar a atenção, mas segundo David Ulin do LA Times, alguns desses textos não são obras-primas: “Tal como grande parte do trabalho inicial de Salinger, [Birthday Boy e Paula] são coisa de aprendiz, e no caso de Paula, nem mesmo é um rascunho apresentável”.

Mas milhares de pessoas estão lendo os três contos mesmo assim. Faz parte do fascínio que muitos têm com Salinger, cinquenta anos depois que ele parou de publicar novos textos. Há um dilema moral a se lidar antes de ler os três contos, já que Salinger obviamente não queria que você os lesse. Mas, se você quiser, eles estão disponíveis aqui (ou aqui). [BuzzFeed via LA Times; TorrentFreak]