Tecnologia

Samsung AI TV: veja as novidades da nova linha de televisores com IA

Novos televisores premium da marca têm recursos de melhora de imagem, som e gerenciamento de energia alimentados por IA
Imagem: Samsung/Reprodução

Desde o início deste ano, a Samsung deixou claro que a inteligência artificial é uma das principais prioridades da empresa. A tecnologia já chegou aos smartphones e tablets topo de linha da marca, notebooks. E agora está chegando também às linhas premium de smart TVs.

Evento para apresentar a AI TV

A gigante sul-coreana atualizou seu portfólio de televisores em um evento realizado na noite desta terça-feira (7). E, embora tenha apresentado novos modelos em todos os segmentos, ela chamou a atenção mesmo com os dispositivos da categoria topo de linha: Neo QLED 8K, Neo QLED, OLED, as novas “Samsung AI TV”.

Os três modelos chegam equipados com o processador NQ8 AI Gen3, que além de ser a versão mais moderna do componente, apresenta o dobro de poder de performance e oito vezes mais redes neurais que o anterior. Isso faz toda a diferença na hora de executar os recursos alimentados por inteligência artificial.

As smart TVs equipadas com onovo chip utilizam inteligência artificial para realizar o upscalling de imagens em baixa resolução para o 8K. Na prática, a tecnologia é capaz de pegar conteúdos de baixa qualidade e oferecer uma melhor experiência, entregando maior nitidez e nível de detalhe.

Samsung Galaxy A: conheça a linha que substituiu os modelos J

Entrevista: por que é difícil levar Galaxy AI a celulares antigos, segundo a Samsung

A tecnologia não é uma novidade nos televisores da marca, mas o novo hardware torna o processo ainda mais eficiente. Segundo um porta-voz da Samsung, em testes, a smart TV Neo QLED 8K foi capaz de elevar a qualidade do conteúdo originalmente em Full HD para uma resolução muito próxima do 8K.

Como é o AI Motion Enhancer Pro

Outro detalhe interessante é a capacidade de melhorar a nitidez de imagens em movimento com o AI Motion Enhancer Pro. Ele usa inteligência artificial para “reconstruir” a trajetória de elementos na tela e eliminar desfoques ou rastros comuns em conteúdo em movimento. 

O novo processador também oferece um tratamento especial no som do televisor, que já tem tecnologia Dolby Atmos. O televisor otimiza diálogos ao analisar e identificar ruídos do som ambiente, além de oferecer uma experiência de som espacial mais imersiva, que pode ser potencializada com dispositivos de som extrenos como as soundbars da própria Samsung.

As smart TVs equipadas com o processador NQ8 AI Gen3 contam também com o AI Energy Mode, que analisa a iluminação do ambiente e ajusta o brilho da tela automaticamente para diminuir o consumo de energia. Os usuários também podem monitorar o consumo de energia do televisor através de um recurso nativo.

É importante destacar que as televisões da marca ainda podem ser utilizadas como centrais de casa inteligente. Ali, é possível monitorar e analisar as taxas de consumo de energia de todos os aparelhos conectados da residência.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas