_Tecnologia

Samsung anuncia data da chegada do Galaxy AI nos celulares das linha S23

Dobráveis Galaxy Z Flip 5 e Fold 5 também deve receber novas funcionalidades

O Samsung Galaxy S23 já tem data para receber os recursos de inteligência artificial generativa apresentados no início deste ano. De acordo com a sul-coreana, os aparelhos smartphones da linha começarão a receber a nova atualização de sistema a partir da próxima quinta-feira (28).

Conforme relatou o site SamMobile, especializado na cobertura da gigante sul-coreana, as divisões da Coreia do Sul e China da empresa já notificaram os usuários obre a chegada das novas funções. A liberação do Galaxy AI acontecerá de forma gradativa, começando pelos países nos quais a companhia já comunicou seus clientes.

A próxima versão da One UI, a interface de usuário da Samsung, chegará ao Galaxy S23, S23+ e S23 Ultra e até mesmo no S23 Fan Edition, que fez sua estreia no final do ano passado. Outros aparelhos que devem receber a atualização do sistema operacional são os dobráveis Galaxy Z Fold 5 e Z Flip 5, além do tablet premium Galaxy Tab S9.

O que há de novo

Entre os novos recursos estão edição generativa de imagens, “Circule para Pesquisar” — que permite fazer buscas sem que o usuário saia do aplicativo –, assistente de tradução e transcrição de áudios, como já detalhamos aqui no Giz Brasil.

Os recursos de IA da Samsung foram os grandes destaques do Galaxy Unpacked de janeiro, evento no qual o Galaxy S24 veio ao mundo. Embora os smartphones premium não tenham grandes atualizações de design ou hardware, as novas funcionalidades nativas chamaram atenção.

A Samsung já havia comunicado que os recursos seriam liberados também para alguns aparelhos topo de linha mais antigos até o final deste mês, mas ainda não tinha dado nenhuma pista ou ao menos sugerido algumada data para, finalmente, lançar a atualização tão aguardada.

TM Roh, presidente da divisão de smartphones da Samsung, confirmou em recente conferência com acionistas que os recursos do Galaxy AI podem chegar também a alguns smartphones mais antigos, mesmo que com algumas limitações.

Sair da versão mobile