_Samsung

Samsung anuncia novos notebooks Galaxy com tela AMOLED, chips Intel e design ultrafino

Mais parecidos com os smartphones Galaxy, os dispositivos são finíssimos e possuem recarga ultrarrápida. Vendas nos EUA começam em maio.

Imagens: Samsung/Divulgação

A Samsung apresentou nesta quarta-feira (28) os novos notebooks da linha Galaxy. Ao todo, são quatro modelos: Galaxy Book, o modelo de entrada; Galaxy Book Odyssey, voltado para gamers; e Galaxy Book Pro e Galaxy Book Pro 360, focados principalmente em trabalho e recursos de produtividade. Todos eles são equipados com a 11ª geração de chips da Intel, GPU integrada Iris Xe e rápida conectividade entre aparelhos que integram o ecossistema Galaxy.

Se você notou a semelhança dos notebooks com os celulares da linha Galaxy, é porque a intenção da empresa é aproximar os gadgets mesmo. Os aparelhos têm como principais destaques o desempenho, suporte para redes 5G (opcional), compatibilidade com a canetinha S Pen (no caso do Pro 360) e a espessura finíssima que forma os produtos uma extensão dos smartphones Galaxy — bem parecido com o Galaxy Book S, um dos últimos lançamentos da marca e que chamou atenção por ser um dos notebooks mais finos e leves já fabricados pela Samsung.

Galaxy Book e Galaxy Book Odyssey

Sendo o modelo de entrada, o Galaxy Book vem com uma tela LCD IPS de 15,6 polegadas (1.920 x 1.080 pixels de resolução) que pode ser dobrada em um ângulo de até 180°, até 16 GB de memória RAM, até 1 TB de capacidade interna (SSD e opções de placa gráfica Intel Iris Xe ou NVIDIA GeForce MX450. De acordo com a Samsung, a ideia é que o dispositivo sirva como uma alternativa para quem gosta de jogar pelo notebook, mas que não quer gastar rios de dinheiro em um aparelho mais robusto.

O produto também se destaca pela quantidade de portas nas laterais. Na direita, temos entrada para cartão microSD, saída para microfone e fone de ouvido, uma USB 3.2 e um slot de segurança. Já na lateral esquerda há duas portas USB-C, uma USB 3.2 e uma entrada HDMI. Tudo isso medindo 302,5 x 202 x 11,5mm e pesando apenas 1,55 kg.

Há ainda bateria de 54 Wh com um carregador USB-C de 65 Watts de potência, suporte para Dolby Atmos, conectividade Wi-Fi 6 e LTE (4G), câmera integrada de 720p, microfone Dual Array, teclado retroiluminado e leitor de impressão digital, sendo este último um recurso opcional. O sistema operacional pode ser o Windows 10 Home ou 10 Pro, dependendo das necessidades do consumidor.

O Galaxy Book Odyssey, por sua vez, marca a nova geração de notebooks gamers da linha Odyssey, que já é focada nesse público. Com tela de 15,6 polegadas LCD FHD (1.920 x 1.080), a placa gráfica é uma NVIDIA GeForce RTX 3050, o que deve garantir uma performance mais do que satisfatória para jogos. Vem ainda com até 32 GB de memória RAM, até 1 TB de espaço interno, Dolby Atmos, webcam integrada de 720p e bateria de 83 Wh com carregamento rápido via adaptador USB-C de 135 Watts.

Nas entradas, o Odyssey possui duas USB-C, três USB 3.2, uma HDMI, slot para microSD e saída P2 para microfone e fone de ouvido. Ele mede 354,85 × 227,97 × 11,9mm, pesa 1,85 kg e roda o Windows 10 Home ou 10 Pro.

Galaxy Book Pro e Galaxy Book Pro 360

Partindo agora para os modelos mais premium, é exatamente assim que a linha Galaxy Book Pro se posiciona agora: como dispositivos para consumidores que procuram uma performance superior em notebooks Windows. Isso sem deixar de lado a portabilidade, pois, assim como os dispositivos anteriores, eles possuem dimensões surpreendentes: 11,2 mm, na versão de 13,3 polegadas, e 11,7 mm, para a de 15,6 polegadas, pesando 0,87 kg e 1,15 kg, respectivamente.

Mesmo com o tamanho menor, a Samsung não comprometeu o número de portas disponíveis nos aparelhos. No caso do Galaxy Book Pro, temos uma entrada HDMI, uma USB-C, uma USB-C com Thunderbolt 4 e uma USB 3.2, além de conexão para microfone e fone de ouvido e um slot para microSD. Por falar em USB-C, esse é o padrão usado pelo carregador do notebook, que conta com 65 Watts de potência para carregar a bateria de 63 Wh (13,3 polegadas) ou 68 Wh (15,6 polegadas).

Na parte interna, o dispositivo também não decepciona, já que possui processador Intel Core i3, i5 ou i7 de 11ª geração, gráficos Iris Xe ou NVIDIA MX450, até 32 GB de memória RAM e SSD com até 1 TB. Quanto ao painel, a Samsung afirma ter usado um display AMOLED FHD (1.920 x 1.080) nos dois tamanhos, que trazem ainda teclado retroiluminado, leitor de impressões digitais no botão liga/desliga, conectividade Wi-Fi 6 e LTE, som AKG com Dolby Atmos e webcam integrada de 720p.

Para o Galaxy Book Pro 360, a Samsung manteve praticamente as mesmas características do Galaxy Book Pro. A principal diferença é que, como o próprio nome sugere, o dispositivo é um conversível que pode ser dobrado por inteiro graças à tela com abertura de 360 graus, transformando o aparelho em um tablet. Além disso, o display, que pode ser de 13,3 ou 15,6 polegadas, é sensível ao toque e também é AMOLED Full HD.

Outra característica é que o Pro 360 vem com uma caneta S Pen na embalagem. No entanto, ela não funciona via Bluetooth.

Nas conexões, o Pro 360 teve o número de portas reduzidas. O dispositivo conta com três USB-C (uma delas com Thunderbolt 4), leitor de microSD e conexão para microfone e fones de ouvido. Isso, contudo, não tornou o produto mais fino do que o Galaxy Book Pro — o que certamente não será um problema: são 11,5 mm de espessura para a versão de 13,3 polegadas e 11,9 mm para a de 15,6. O peso varia entre 1,04 kg e 1,39 kg, respectivamente.

Preços e disponibilidade

Nos Estados Unidos, a pré-venda dos quatro novos Galaxy Books já começou, com entrega prevista a partir do dia 14 de maio. Os preços são os seguintes:

Até o momento, não há previsão de lançamento ou preços confirmados para o Brasil.

Sair da versão mobile