_Samsung

Samsung Book: nova linha de notebooks tem de configurações simples a modelos com GPU dedicada

Samsung Book é a nova linha de notebooks da empresa sul-coreana que engloba os modelos que eram da série Essentials e Expert.

Novos Samsung Book têm opções na cor branca ou cinza. Crédito: Samsung

Novos Samsung Book têm opções na cor branca ou cinza. Crédito: Samsung

As linhas de notebooks Essentials e Expert, da Samsung, contavam com modelos que eram para a maioria das pessoas: tinham desde portáteis simples para acesso à internet até opções com placa de vídeo dedicada para rodar aplicações mais complexas. Neste ano, a marca sul-coreana resolveu juntar essas duas linhas em uma só chamada Samsung Books.

Anunciada nesta quinta-feira (25) pela Samsung, junto com novos modelos, a mudança de nome torna mais simples a linha, porém é interessante notar que ainda há certa inspiração dos nomes passados, pois você tem os notebooks Samsung Book E20 e E30 (onde “E” claramente significa Essentials), e os Samsung Book X20, X30, X40, X45 e X55 (onde “X” aqui claramente é uma pista para Expert).

Os notebooks têm preço sugerido que variam de R$ 2.889 e R$ 7.199, e eles estarão disponíveis em breve no varejo. Infelizmente, a Samsung não detalhou o preço dos aparelhos — a página de compra mostra só algumas configurações, mas não tem detalhes do valor. No entanto, é possível inferir, dando uma olhada nas configurações, que quanto maior o número do modelo, mais caro ele é.

Em comum, os modelos têm o Samsung Flow, que possibilita acessar uma série de recursos de smartphones da marca na tela do computador. Então, você consegue responder mensagens e checar notificações facilmente.

Em tempos de pandemia e de lives acontecendo a todo momento, a Samsung tem uma nova forma de transmitir a tela do computador para uma SmartTV da marca. Com o computador e a televisão estejam na mesma rede Wi-Fi, basta acionar o comando FN+F4 e escolher “Conectar a um dispositivo sem fio”. Lá, você seleciona a TV e corre para o abraço para ver transmissões ao vivo ou simplesmente transmitir uma videoconferência numa tela maior.

A Samsung também implementou um sistema adicional curioso para senhas. É praticamente aquele desenho para desbloquear smartphones Android só que executado no touchpad do notebook para destravá-lo. Lógico que o sistema tradicional de senha com números e letras continua funcionando, mas é interessante ver novas formas nos computadores. Tem que ver se funciona bem na prática.

Samsung Book E20 e E30

Estamos falando aqui de computadores simples com CPU Intel Celeron Dual-Core (Book E20) ou Intel Core i3-10110U (Book E30). Estes modelos, que têm tela HD de 15,6 polegadas,  são uma boa para quem quer consumir conteúdo e fazer tarefas escolares, por exemplo. O Book E20 tem HD de 500 GB e 4 GB de memória RAM. Enquanto o Book E30 tem HD de 1 TB e os mesmos 4 GB de RAM.

Apesar de não ter especificações avançadas, o usuário tem a opção de trocar memória RAM e armazenamento sem perder a garantia do notebook graças ao programa Easy Upgrade.

Samsung facilita upgrade de hardware com tampas específicas para este fim

Samsung Book X20, Book X30, Book X40 e Book X45

Todos notebooks desta linha têm tela de 15,6 polegadas Full HD, CPU Intel Core i5-10210U, e elas se diferenciam pela presença de GPU dedicada ou integrada e opções de armazenamento e RAM.

Book X40: o pessoal que trabalha com números agradece pela presença do teclado numérico. Crédito: Samsung

Aqui temos máquinas com especificações mais caprichadas com opção de placa dedicada Nvidia GeForce MX110 e até um modelo com armazenamento SSD, o que deve fazer apps e sistema operacional abrirem mais rapidamente.

Samsung Book X50 e Book X55

Os modelos mais sofisticados da linha Samsung Book contam com tela Full HD de 15,6 polegadas, processador Intel Core i7-10510U de 10ª geração e placa dedicada Nvidia GeForce MX110.


Detalhe da tampa do Samsung Book X55

Sair da versão mobile