A Samsung parece ter se tornado a empresa que mais se deu bem ao lidar com as telas dobráveis. Além de incluir a tecnologia em alguns smartphones, a empresa já apresentou protótipos para notebooks e também anunciou planos mais ousados, como uma tela deslizável.
Agora, imagens de um conceito revelado no início do ano, na mesma época da CES 2023, se tornaram virais por revelar uma ideia ambiciosa da marca sul-coreana: um console portátil com tela dobrável — provavelmente para tentar fazer frente ao Nintendo Switch.
À primeira vista, ainda que tenha o formato um pouco diferente, o Samsung Flex Gaming lembra outro console da Nintendo: o Nintendo DS, portátil lançado em 2004 e que fez bastante sucesso em todo o mundo.
O DS, que foi descontinuado em 2013, dois anos após o lançamento de seu sucessor, o Nintendo 3DS, que contava com jogos com gráficos tridimensionais e com melhor qualidade.
Veja as (possíveis) semelhanças no vídeo abaixo.
O dispositivo tem uma construção e design simples, com uma tela no centro, que não teve as dimensões divulgadas, e botões nas laterais. O display dobra horizontalmente e protege a tela de danos quando está completamente fechado.
A principal semelhança com o console portátil da Nintendo é mesmo a tela, que é dividida em duas partes. O segmento superior é o principal e é destinado para a visualização dos eventos do jogo, enquanto o inferior é destinado a exibição de dados e informações complementares.
Ainda não foram divulgadas informações técnicas sobre o produto ou sobre se ele de fato irá chegar ao mercado. No entanto, informações indicam que a Samsung pode estar trabalhando forte para entrar ainda mais fundo no mundo dos games com hardware próprio.
A empresa começou a investir pesado há algum tempo com os monitores Odyssey, incluindo o G9, com uma excelente tela curva de incríveis 49 polegadas, e as TVs Neo QLED, uma aposta em um híbrido de Smart TV e monitor gamer focada em jogadores casuais de console.