Samsung e Nokia dominam vendas mundiais de celulares; Apple já é terceira colocada

O IDC divulgou os números de market share mundial de vendas de celulares no último trimestre de 2011. No topo, Nokia e Samsung continuam firmes e fortes vendendo milhões de aparelhos. A surpresa foi a Apple, uma empresa que só vende smartphones, assumir o terceiro lugar. Os números ainda são fortes para Nokia e Samsung: […]

O IDC divulgou os números de market share mundial de vendas de celulares no último trimestre de 2011. No topo, Nokia e Samsung continuam firmes e fortes vendendo milhões de aparelhos. A surpresa foi a Apple, uma empresa que só vende smartphones, assumir o terceiro lugar.

Os números ainda são fortes para Nokia e Samsung: enquanto os finlandeses contam com 26,6% do mercado mundial, os coreanos vêm logo atrás com 22,8%. E é bom a Nokia ficar de olho — em um ano, a empresa teve queda de 8,2% nas vendas totais (de 123,7 milhões para 113,5 milhões), enquanto a Samsung teve crescimento de 20,9% (de 80,7 milhões para 97,6 milhões). Já a Apple, que aparece agora em terceiro lugar, tem uma fatia bem menor, de 8,7%. Mas seu crescimento em comparação a 2010 é enorme: de 16,2 milhões de aparelhos vendidos no último trimestre de 2010 para 37 milhões no último trimestre de 2011 — um salto de 128%.

Assim, a Apple deixa para trás a LG e a ZTE, que antes lutavam pela terceira posição, e some de vez com Sony Ericsson e Motorola, que agora aparecem no bolo chamado de “Outros” (que representa 33,8% do mercado). A LG, que em 2009 já teve 11% do mercado, agora aparece com apenas 4,1%. Já estamos curiosos para ver os resultados do próximo trimestre: a Apple, vendendo apenas três smartphones, continuará crescendo na venda total de celulares? A Samsung deixará a Nokia para trás já já? Ou os finlandeses manterão a coroa por causa de seus modelos Asha e Lumia? Saberemos de tudo no próximo capítulo. [IDC via Engadget]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas