Samsung Galaxy S6: os principais detalhes vazados até agora
Por anos, a Samsung dominou o mercado de smartphones Android lançando uma galáxia de modelos (S, Note, Ace, Y etc.) e variantes (Mini, Duos, Lite). Essa estratégia parou de funcionar: a concorrência de fabricantes com smartphones bons e baratos – pense na Xiaomi ou Motorola – fez as vendas da Samsung caírem, enquanto o mercado em geral não para de crescer.
Por isso, a coreana precisa de um smartphone vencedor. E ela está mirando nesse objetivo com o Galaxy S6 – pelo menos, de acordo com todos os detalhes vazados que vimos.
Ele será anunciado oficialmente neste domingo, em 1° de março, pouco antes da feira Mobile World Congress em Barcelona. Você pode acompanhar o livestream abaixo a partir das 14h30 (horário de Brasília):
No ano passado, alguns sinais mostraram que a Samsung estava pronta para mudar. O Note 4 adotou um design de alumínio; o Note Edge tem uma tela que se estende a uma das bordas; e o Gear VR mostra as ambições da empresa em realidade virtual. O Galaxy S6 deve ser um passo em todas essas direções ao mesmo tempo.
Este post foi publicado originalmente em 23/02, e atualizado com novos detalhes.
Qual será o nome?
O SamMobile relata que a Samsung já registrou as marcas “Galaxy S6” e “S6 Edge” (mais sobre isso a seguir), então provavelmente o novo Galaxy S terá esse nome.
Só ficamos na dúvida sobre o segundo modelo: o website da operadora Vodafone mencionava um “Galaxy S Edge”. Dado que o Note Edge não tinha um número, é possível que o Galaxy Edge também não tenha. Enquanto a Samsung não confirma o nome, usaremos S6 Edge.
Design
Rumores apontam que o S6 vai manter as 5,1 polegadas do seu antecessor. Parece que os smartphones estão chegando a um limite para não virarem phablets.
O S6 também deve trazer um botão Home ligeiramente mais alto, para reconhecer suas impressões digitais através do toque, em vez de exigir que você deslize o dedo no sensor – algo que funciona mal no Galaxy S5. A ideia não é apenas desbloquear seu smartphone com o dedo: também será possível autorizar pagamentos através da futura plataforma Samsung Pay.
Em termos gerais, o Galaxy S6 provavelmente terá um visual diferente dos seus antecessores. Alguns acham que ele será uma cópia do iPhone; outros dizem que ele seguirá o design do Galaxy Alpha. Mas todos concordam que ele será feito de metal, após cinco modelos de plástico.
A própria Samsung publicou um vídeo oficial que basicamente diz: “ei, o S6 vai ser de metal”.
Estas fotos vazadas no fórum XDA Developers mostram os detalhes de design no Galaxy S6:
Este pode ser o chassi de metal do Galaxy S6, publicado em uma conta da rede social chinesa Weibo e republicado pelo blog francês nowhereelse.fr:
O SamMobile acredita que essas imagens podem ser legítimas, pois “todas as aberturas para portas, para a lente da câmera e para o monitor de frequência cardíaca parecem estar de acordo com vazamentos anteriores”.
Isso significa duas coisas. Primeiro, a bateria provavelmente será não-removível, o que é uma pena: a maioria das fabricantes (Motorola, Sony, HTC) já impede que você troque a bateria em modelos high-end, algo necessário para se chegar a um design mais premium. A linha Galaxy era uma das exceções.
Em segundo lugar, as bordas serão bem semelhantes ao iPhone 6. Abaixo segue uma foto do iPhone 6:
Mesmo que essas imagens sejam reais, o Galaxy S6 não deve ser tão semelhante ao iPhone: a parte frontal seria semelhante a qualquer Galaxy, e a traseira teria uma protuberância quadrada para a câmera, mais um monitor de frequência cardíaca:
S6 Edge
A Samsung enviou os convites para o evento na feira MWC, e a imagem mostra claramente uma curva estranha que parece uma visão lateral do S6 Edge.
Em uma nova imagem de divulgação, a Samsung confirma que uma das bordas será curva:
A CNET Korea mostra como devem ser o S6 e seu irmão Edge:
Os dois smartphones à direita mostram o que deve ser o Galaxy S6 Edge. Temos a estrutura curva de metal, e uma traseira que lembra bastante o Moto X/Moto Maxx – rumores dizem que ela também é feita de metal.
Não seria uma surpresa enorme se o Galaxy S6 Edge fosse apenas uma versão menor do Note Edge. No entanto, há rumores de que a Samsung pretende lançar um smartphone cuja tela se estende por ambas as bordas. Fontes dizem à Bloomberg que a coreana prepara “um modelo com tela cobrindo três lados” – no caso, as bordas esquerda e direita. Ele também teria 5,1 polegadas.
Esta imagem vazada no fórum XDA Developers parece mostrar duas bordas curvas:
Especificações
Parece que o Galaxy S6 Edge passou pela suíte de benchmarks AnTuTu e não deixou muito para a imaginação. Eis um rápido resumo:
Sistema operacional: Android 5.0.2
Chipset: Exynos 7420
Tela: 5,1 polegadas QHD 2560×1440
Câmara: 20 megapixels (traseira) e 5 megapixel (frontal)
RAM: 3 GB
Armazenamento: 32 GB
Em geral, a Samsung usa um processador Snapdragon nos EUA e um processador Exynos próprio em outros países. Mas, segundo a Bloomberg, a Samsung decidiu não usar o potente Snapdragon 810 devido a problemas de superaquecimento. A Qualcomm confirmou que perdeu um importante parceiro no trimestre passado, sem dizer qual.
Ao fabricar chips internamente, é possível otimizar ainda mais o desempenho; talvez a Samsung esteja seguindo este rumo.
No entanto, parece que a bateria será de 2.600 mAh, menor que no Galaxy S5, para reduzir a espessura do aparelho. Como o chip Exynos 7420 é mais eficiente no consumo de energia, a duração de bateria pode ser a mesma.
Quanto à câmera, o SamMobile diz que ela terá 16 megapixels, usando o sensor Sony IMX240 – o mesmo presente no Galaxy Note 4. Alguns rumores diziam que o S6 teria 20 megapixels, mas parece que não é o caso.
Claro, a câmera não se resume apenas a megapixels. O Android Authority diz que o S6 irá gerenciar as condições de iluminação e HDR de forma mais eficaz, e vai usar as novas APIs no Android Lollipop para ajustar o foco, a velocidade do obturador e tirar fotos no formato RAW.
Por fim, o Galaxy S6 também deve ter suporte ao headset de realidade virtual Gear VR. Este dispositivo é projetado muito especificamente para o Note 4 em particular, que possui tela de 5,7 polegadas. Ou seja, talvez a Samsung lance outro headset especificamente para o S6, ou crie um adaptador de lente para o Gear VR atual.
Software
O TouchWiz ganhou má fama por reduzir o desempenho de smartphones da Samsung, trazendo algumas ideias bacanas misturadas a muitos recursos inúteis. Ele finalmente deve melhorar.
Na verdade, o TouchWiz vem melhorando, mesmo que devagar: sua presença foi reduzida no Galaxy S5, e ele é ocasionalmente útil no Note 4. Eis algumas capturas de tela mostrando como fica o Lollipop com TouchWiz, comparado à versão 4.4 KitKat:
Imagens comparando o TouchWiz antigo (à esquerda) ao novo (à direita), via SamMobile
E desta vez, a atualização é mais do que estética. A Samsung pretende se aproximar do Android padrão: uma fonte diz ao jornal Business Korea que “temos o objetivo de nos livrar de funções desnecessárias e simplificar nossa interface ao nível do Nexus 6, do Google”.
Eles pretendem reduzir o bloatware e até mesmo ao remover apps redundantes como S Voice e S Translator, deixando-os disponíveis para download caso necessário. A empresa também estaria otimizando o código do Android com TouchWiz para que ele rode mais rápido.
Se a empresa conseguir criar um sistema operacional que se assemelhe à ótima abordagem da Motorola, que consiste em melhorar o Android – em vez de enchê-lo com algumas coisas boas e muitas ruins – seria o ideal.
Preço e disponibilidade
No ano passado, a Samsung lançou o Galaxy S5 em abril por R$ 2.599. É de se esperar que o preço do Galaxy S6 seja maior, dada a alta do dólar. Será que o veremos por R$ 2.899?
Esperamos que a empresa seja (relativamente) rápida em trazê-lo ao país. O Galaxy S6 deve chegar a diversos países entre o final de abril e início de maio, caso tudo ocorra como nos anos anteriores.
Enquanto isso, o Galaxy S6 Edge deve ser uma versão limitada, e talvez demore a chegar ao Brasil. (O Note Edge, por exemplo, só será lançado por aqui em março.)
Faz um bom tempo desde que o Galaxy S III redefiniu o mundo do Android, e o Galaxy S6 parece ser o maior esforço da Samsung em repetir o feito. Será que dá certo?
Imagem inicial: conceito por GottaBeMobile